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terça-feira, 26 de março de 2013
O modelo dependente é incurável
Adriano Benayon * -
25.03.2013
1. O percentual no PIB dos investimentos
na produção e na infra-estrutura física e social está em patamar muito baixo na
comparação com os países em que a indústria é basicamente nacional. Isso ocorre
desde os anos 70, quando já se deveria ter entendido que o modelo
dependente é incompatível com o desenvolvimento.
2. Embora o crescimento
natural da população tenha sido contido, devido à intervenção de fundações
norte-americanas, a produção é de longe insuficiente para assegurar sequer
tolerável qualidade de vida à esmagadora maioria dos brasileiros.
Ademais, a produção e a infra-estrutura são orientadas em função de interesses
estrangeiros.
3. O modelo dependente gerou
enorme endividamento, cujo serviço asfixia a economia brasileira. De há muito,
a taxa de investimento do Brasil corresponde a cerca de metade das da China,
Coreia, Taiwan e outros.
4. Houve um processo
cumulativo de desnacionalização e de concentração econômica, determinantes de
crescente ascendência das transnacionais sobre o “poder público”, criando
instituições e mentalidade que levam a brutal desperdício dos recursos
investidos.
5. Por isso não só se
investe pouco, mas se investe mal, em todos os sentidos: na
escolha de em que investir e no modo de realizar os investimentos.
6. Enquanto o Titanic afunda,
economistas prosseguem fazendo propostas tópicas, sem perceber – ou fingindo
não perceber – que nenhuma delas resolve coisa alguma enquanto perdurar o
modelo dependente.
7. Lembrando que, desde
1990, a renda per capita cresce a 1,7% ao ano (4% entre 1930 e
1980) e que a taxa de investimentos patina em torno de míseros 18%, Bresser
Pereira propõe, como solução salvadora, reduzir substancialmente os
juros e desvalorizar a taxa câmbio do real.
8. Essas medidas seriam em si
benéficas. De fato, seis pontos percentuais na redução dos juros públicos,
incidindo sobre a dívida interna de 3 trilhões de reais, liberariam
recursos para investimentos de infra-estrutura e produtivos de R$ 180 bilhões
anuais (4% do PIB).
9. Vantagem adicional
decorreria da baixa dos juros pagos pelas empresas produtivas e por pessoas
físicas, diminuindo custos e elevando renda. Ademais, é infundada a
ideia, amplamente disseminada, de que juros altos detêm a inflação.
10. A queda dos juros
induziria, ainda, a desvalorização cambial, já que, eliminado o grande
diferencial entre as taxas reais de juros internas e as taxas deprimidas dos
EUA, Europa etc., cessaria o grande afluxo financeiro que vem
“equilibrando” o balanço de pagamentos (BP).
11. Entretanto, sem essa
entrada de capitais, sem grandes investimentos diretos estrangeiros e
aquisições de empresas nacionais, o elevado déficit de transações correntes se
traduziria em déficit no BP. Desencadear-se-ia fuga de capitais
estrangeiros (dos quais uma parte é de brasileiros com depósitos no exterior).
12. Isso faria o real
desvalorizar-se muito além do desejável e acelerar a inflação, pois o País está
mais dependente, que no passado, de importações de bens de capital, insumos e
bens finais.
13. É evidente, pois, que não
seria viável reduzir significativamente os juros, sem instituir rigoroso
controle de capitais e sem racionar de divisas, diferenciando importações
essenciais das demais, seja com taxas múltiplas de câmbio, seja com elevados
impostos para as importações menos essenciais e para as supérfluas.
14. Óbvio também que tudo
isso só é viável se o governo tiver autoridade, poder e vontade de afrontar as
regras da comunidade financeira (oligarquia da ordem mundial anglo-americana)
instrumentadas através de seus cães de guarda, FMI, Banco Mundial e
Organização Mundial do Comércio (OMC).
15. Além de ter autonomia em
face dessas instâncias “internacionais”, teria o governo de, ou exercer efetivo
controle sobre bancos e empresas oligopolistas, ou estatizá-los, já
que, do contrário, represálias de uns e das outras levariam à
desestabilizaçáo do governo, como de hábito, dirigida por serviços
secretos das potências imperiais.
16. Precisaria, ainda,
elevar, inclusive qualitativamente, a produção e manter a inflação sob controle,
e isso só seria possível retirando dos oligopólios, na maioria de
transnacionais, o domínio, sem concorrência, sobre os mercados e acabando com
os abusos dos detentores dos serviços públicos privatizados e dados em
concessões.
17. Ora, o que o atual Executivo
federal está fazendo é o contrário de tudo isso, apoiado pelo Congresso, sempre
entreguista. Não só mantêm-se as privatizações e as concessões, que já haviam
deteriorado a qualidade e encarecido os preços da eletricidade e das
telecomunicações, como se ampliam os privilégios dos grupos que os exploram.
Além disso, o Estado prossegue fugindo a seus deveres, ao entregar novas
áreas, como aeroportos, portos e ferrovias.
18. O modelo é outorgar
a exploração dos serviços, oferecendo dinheiro público e financiamento, a juros
mínimos, por bancos estatais, e garantir lucro elevado e sem risco aos
beneficiários.
19. Em requinte privatista,
regado a dinheiro dos contribuintes, o governo planeja que o Tesouro e o
BNDES repassem recursos aos bancos privados para emprestarem aos
concessionários dos novos serviços privatizados.
20. Ou seja: mais negócios
para os bancos lucrarem com dinheiro que não lhes pertence, acrescendo aos
colossais fundos que já lhes são providos pelos depositantes (em dezembro, o governo
reduziu em mais R$ 15 bilhões, os depósitos compulsórios dos bancos
no Banco Central).
21. Lucro sem comparação em
todo o mundo para grupos privados - garantido e sem risco - tudo
bancado pelo Estado – é como o governo pretende promover o crescimento
dos investimentos em infra-estrutura.
22. “Pretendem”
diminuir o famigerado “custo Brasil”, melhorando a competitividade da economia.
Mas não atentam para:
a) custos artificialmente
elevados pela contabilidade dos oligopólios;
b) o kafkiano e abstruso
método usado para que as distribuidoras (privatizadas) da energia fiquem com o
grosso dos ganhos decorrentes de preços altíssimos, sem nada terem investido na
geração e na transmissão;
c) as restrições impostas por
IBAMA, FUNAI, organizações estrangeiras e ONGs, e ministérios públicos federal
e estaduais, a que hidrelétricas sejam construídas com integral aproveitamento
do potencial hídrico;
d) a supressão das eclusas,
cuja falta deixa de criar vias fluviais navegáveis, num País em que a
infra-estrutura de transportes não poderia ser mais horrorosa;
e) a falta de adequados
procedimentos de controle dos custos das obras e de concorrência que viabilize
a participação de empresas de capital nacional de menor porte.
23. Por fim, não se consegue
tornar o Brasil competitivo aplicando vultosos recursos em pesquisa
científica e tecnológica (previstos R$ 32,9 bilhões em 2013/2014), apregoando
grande salto na inovação, porque esse dinheiro é dissipado enquanto não houver
condições para que empreendimentos de capital nacional vinguem no mercado.
* - Adriano
Benayon é doutor em economia e autor do livro Globalização versus
Desenvolvimento.
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