Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estudo ajuda a entender funcionamento da ‘chave liga e desliga’ de proteínas

As quinases são enzimas que funcionam como uma espécie de “chave liga e desliga” de proteínas e, dessa forma, regulam processos importantes no organismo, entre eles divisão, proliferação e diferenciação celular.

Queda no desmate é boa notícia, mas problema não acabou, dizem ONGs

Para ambientalistas ouvidos pelo G1, a queda de 18% no desmatamento da Amazônia anunciada pelo Ministério do Meio Ambiente nesta quarta-feira (26) é “razoavelmente positiva”. Eles alertam que, apesar da redução, os 4.848 km² de área desmatada entre agosto de 2013 e julho de 2014 superam o menor índice registrado até então, em 2012, quando o desmate foi de 4.571 km².

Hospitais de SP encontram alternativas para economizar água em tempo de seca

A crise hídrica em São Paulo tem feito muitos consumidores adotarem ou intensificarem medidas criativas e sustentáveis para fugir do racionamento e contribuir para a diminuição do consumo de água no estado. Hospitais da capital paulista, por exemplo, têm recorrido a reformas da estrutura hidráulica, ao reaproveitamento da água produzida em aparelhos a vapor e até mesmo à instalação de garrafas PET em descargas para reduzir a vazão.

Cientistas advertem sobre possíveis danos da luta contra mudança climática

A aplicação de algum dos planos pensados para diminuir o fenômeno da mudança climática poderia ter consequências desastrosas para milhões de pessoas, apesar de serem necessários para salvar o planeta, advertiu nesta quarta-feira um estudo científico.

Vacina contra ebola passa em teste inicial de segurança

Uma vacina experimental contra o vírus ebola produzida pela GlaxoSmithKline não causou efeitos colaterais graves e produziu uma resposta imune em todos os 20 voluntários saudáveis que participaram da fase inicial de um estudo clínico, disseram cientistas nesta quarta-feira na revista “New England Journal of Medicine”.

A responsabilidade socioambiental das organizações, artigo de Roberto Naime

Atualmente, a gente liga a televisão e se surpreende a quantidade de mensagens, principalmente de bancos, que fala em modo de vida sustentável e responsabilidade socioambiental. Isto é muito bom, e indica que as grandes corporações já avaliam que as pessoas percebem nestes valores características importantes e relevantes para sua vida cotidiana.

Unesco defende que desenvolvimento sustentável faça parte do currículo escolar

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pediu que a educação para a sustentabilidade esteja na agenda de compromissos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão definidos pela ONU em 2015.

Tecnologia limpa converte água em combustível

Uma empresa de tecnologia limpas da Alemanha, chamada Sunfire GmbH, desenvolveu uma plataforma que converte H2O e CO2 (dióxido de carbono) em gasolina sintética, diesel e querosene – também conhecidos como hidrocarbonetos líquidos. A tecnologia utilizada é chamada pela empresa de “Power to Liquid”.

Jovens representam 37% dos novos casos de Aids no DF, diz Saúde

A Secretaria de Saúde promove até a próxima segunda-feira (1ª) a Semana Distrital de Prevenção de DSTs no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O foco são os jovens, já que 37% dos casos de Aids dos últimos anos foram diagnosticados em pessoas entre 15 e 29 anos. De acordo com a pasta, a média é de 508 ocorrências por ano.

Sonho ajuda a ‘consolidar’ memórias e informações, explica psiquiatra

Quem nunca sonhou e, quando acordou, tentou lembrar o que aconteceu ou descobrir o significado? No Bem Estar desta terça-feira (25), o psiquiatra Daniel Barros explicou que nem todo sonho tem um significado específico, mas eles têm uma função importante, de consolidar as informações que a pessoa recebe ao longo do dia e fazer com que elas se tornem memórias fixas.

Nova tecnologia, barata e rápida, identifica a presença do agrotóxico na água, terra e até no alimento

Seis milhões de litros. É o volume usado em 2010 do inseticida metamidofós em lavouras mato-grossenses. Ele está no topo de duas listas: o segundo mais utilizado no estado e na classe mais perigosa à saúde. Uma gota pode matar um homem adulto. O contato com o agrotóxico pode causar paralisias, convulsões, perda de memória e levar até ao desenvolvimento do Mal de Alzheimer.

Empresas do Estado de SP não têm plano de contingência para enfrentar crise hídrica, mostra pesquisa

94,9% das empresas, indústrias, hospitais e hotéis do Estado de São Paulo não tem um plano de contingência para enfrentar a crise hídrica que afeta a região sudeste. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pelo CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada), em parceira com o NEIT (Núcleo de Economia Industrial e Tecnologia) do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Foram entrevistados, entre outubro e novembro, 137 representantes de estabelecimentos instalados no Estado.

Quanto custa a poluição do ar?

Quanto custa a fumaça que sai do escapamento de seu automóvel? E os gases emitidos pelas fábricas? A fumaça é vista – e sentida – em lugares como Pequim e Cidade do México, quer dizer, é real. Mas é complicado medir e calcular em dinheiro os danos feitos ao planeta, à natureza, às pessoas.

Licença prévia ambiental pode se tornar obrigatória antes de leilões de energia

A apresentação de licença prévia ambiental para empreendimentos de geração de energia e de linhas de transmissão para o Sistema Interligado Nacional (SIN) deve passar a ser requisito obrigatório antes da inclusão dos projetos nos leilões de concessão. A exigência é prevista em projeto do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) aprovado na quarta-feira (19) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

As várzeas, artigo de Roberto Naime

As condições necessárias para o desenvolvimento da vida dependem da existência de alguns fatores básicos que se tornam fatores limitantes, conforme ODUM (Ecologia, Ed. Guanabara, 1980). Estes fatores são a temperatura, que limita a vida e a reprodução de espécies, a presença de água, a presença de ar para impulsionar o metabolismo, presença de alimentos (nutrientes mínimos) que recomponham sistematicamente os tecidos e outros itens relevantes.

Volume de água armazenado no Cantareira cai para 9,4%

Em quedas sucessivas há dez dias, o volume de água armazenado no Sistema Cantareira chegou na segunda-feira (24) a 9,4%. Os dados fazem parte do levantamento diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. No dia 15, começou a ser bombeada a segunda parte do volume morto, água que fica abaixo do nível das comportas.

DF faz campanha de reforço da vacinação antirrábica em cães e gatos

Começou na segunda-feira (24) no Distrito Federal a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. O serviço, de acordo com a Secretaria de Saúde, é um reforço da vacinação, que teve baixa cobertura ao longo do ano. A campanha segue até o próximo sábado (29).
segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Mali confirma novo caso de ebola

O governo do Mali anunciou no domingo (23) a confirmação de um novo caso de ebola. O anúncio foi feito no mesmo dia em que a diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, chegou ao país para apoiar autoridades na tentativa de conter o surto.

Glícidos são mais nocivos ao coração que gorduras animais, diz estudo

Dobrar e até triplicar o consumo de gorduras animais não aumenta no sangue o percentual de certas gorduras saturadas nocivas para o sistema cardiovascular, afirma uma investigação que aponta os glícidos como os novos vilões. O estudo, publicado na última edição da revista americana “Plos ONE”, analisou 16 participantes submetidos a um regime alimentar de quatro meses e meio.

Hortas comunitárias alteram espaço público e estimulam contato com a natureza

Há três anos, Alda Duarte, 40, decidiu transformar o caminho que fazia, a pé, da casa ao trabalho, em Brasília. Ela passou a fazer canteiros em espaços públicos e, depois, a plantar hortaliças na vizinhança. “Eu tinha o desejo de deixar meu caminho mais bonito, de mudar o espaço”, relata a designer.

Cientistas criam “band-aid” inteligente que suga os germes do machucado

Engenheiros médicos já usam fibras nanométricas, isto é, em tamanho igual ou inferior a um bilionésimo de metro, como alternativa para reparar tecidos em crescimento, como, por exemplo, a pele. Agora, eles estão desenvolvendo malhas de nanofibras – material não visível ao olho humano com superfície e diâmetros muito menores que um fio de cabelo – capazes de “sugar” germes e bactérias de feridas e acelerar a cura.

Congelar frango antes do consumo evita bactérias, diz chef

Um chef de cozinha britânico afirmou que as famílias podem evitar a presença de bactérias – especialmente a chamada Campylobacter (ou bactéria retorcida), que causa doença e até mortes, ao congelar a carne de frango antes de consumi-la. As informações são do Daily Mail.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros