Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Arte no cemitério

Em um despretensioso passeio por um cemitério se pode encontrar desde obras singelas, construídas por autores anônimos, até peças de relevante valor artistico. Basta ter olhar atento, e um pouco de informação. Uma das obras mais importantes do século XX por exemplo, "O Beijo" do romeno Constantin Brancusi pode ser vista num Cemitério.

Restos mortais de Caravaggio são expostos pela primeira vez

Exatos 400 anos depois de morrer, o pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) ganha na Toscana uma exposição tão realista quanto a própria obra: a de seus restos mortais, ao alcance dos olhos curiosos do público pela primeira vez desde que foi realizada neste ano a identificação por DNA e carbono 14. Os ossos, que estão em uma urna de cristal, chegaram no sábado em um veleiro ao pequeno porto de Toscana, onde aparentemente Caravaggio morreu de malária. A exposição começou neste domingo.

Desmatamento na Amazônia causou morte ou deslocamento de mais de 4 milhões de aves

Mais de 4 milhões de aves e cerca de 140 mil macacos foram mortos ou tiveram que se deslocar por causa do desmatamento em unidades de conservação na Amazônia. Os dados são da organização Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

Aumento da temperatura global se aproxima de 1,5º Celsius, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O ano de 2016 foi o mais quente já registrado. Pior, os três últimos anos foram os mais quentes desde o início da série de medição iniciada em 1880, com uma temperatura média 0,94º C acima da média do século XXI, em 2016, 0,90º C em 2015 e 0,74º C, em 2014. O clima fez um hat-trick.
quinta-feira, 23 de março de 2017

Crematório inglês propõe alternativas ecológicas e futuristas à cremação

O crematório da cidade britânica de Cambridge propôs adotar métodos mais 'ecológicos' como alternativa à cremação, que envolvem técnicas como resfriamento e dissolução dos corpos, segundo a imprensa britânica.

Arqueólogo encontra 1082 possíveis tumbas antigas usando o Google Earth

Se você é um dos muitos que já baixou o Google Earth apenas para brincar um pouco de ver sua casa lá de cima, e depois abandonou o programa achando que ele era meio inútil, melhor pensar de novo. Arqueólogos estão usando a ferramenta para encontrar possíveis novos sítios arqueológicos. E a coisa está dando muito certo: 1977 lugares foram identificados com esse potencial.

Água: Empresa e ONGs juntas no Norte e Nordeste

A Coca-Cola Brasil se uniu ao Banco do Nordeste (BNB) e a organizações sociais na formação de uma aliança para viabilizar iniciativas de acesso à água, principalmente no Norte e Nordeste. A parceria, anunciada em 21 de março, vai até 2020, com investimento inicial de R$ 20 milhões e espera beneficiar, inicialmente, 40 mil pessoas.

Telhados Brancos e Telhados Verdes, artigo de Roberto Naime

Um dos grandes desafios da perspectiva de inclusão integral dos parâmetros de sustentabilidade na construção civil envolve a discussão sobre o uso de coberturas. Recobrimentos vegetais, que até já são obrigatórios em alguns raros sítios, e telhados brancos, que por sua refletividade da luz solar podem contribuir para diminuição da absorção do calor do sol, maior conforto térmico e melhores condições de sustentabilidade pela redução de consumo de energia para movimentar aparelhos de ar-condicionado.

Mais de 850 municípios brasileiros estão em situação de emergência por falta de água

Em 2017, em todo o Brasil, já são 872 cidades com reconhecimento federal de situação de emergência causada por um longo período de estiagem. A região mais afetada é a do Nordeste e o estado da Paraíba é o que concentra maior número de municípios, com 198 que comunicaram o problema à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Simbologia: Papoila

Sendo uma das mais comuns representações de plantas nos nossos cemitérios - assim como as perpétuas e as saudades - as papoilas dormideiras são facilmente identificadas, mesmo quando introduzidas em composições com outros elementos, graças à sua forma bolbosa e gomada, coroada com um anel zigzagueante.
terça-feira, 21 de março de 2017

Regularização dos cemitérios é um dos temas da assembleia extraordinária na Amurel, em Tubarão

Tubarão

Três assuntos de grande interesse da população estão em pauta agora na assembleia extraordinária na Amurel, em Tubarão. A regularização dos cemitérios, saneamento básico e a Lei 17.083, que trata da extração de areão em território municipal.

Lagos terá o primeiro Cemitério para Animais no Algarve

A cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra do Cemitério para Animais, em Lagos, decorreu hoje, dia 20 de Março, junto ao canil municipal. A construção deste equipamento foi um dos três projectos mais votados do Orçamento Participativo de Lagos 2016, e estará pronto no decorrer do mês de Junho.

Alargamento do cemitério de Cernache de Bonjardim contestado pela oposição

O alargamento do cemitério de Cernache do Bonjardim, que está a ser feito para uma zona habitacional e onde existe um parque infantil, não está a agradar aos vereadores do Partido Socialista.  Vítor Cavalheiro e Ramos Moreira fizeram questão de o dizer na reunião de câmara desta quarta-feira, 15 de março. Uma discussão que ocupou grande parte do período antes da ordem do dia.

O que aprendemos com a crise hídrica

O que se entende por desenvolvimento sustentável está inserido nas competências econômicas, sociais e ambientais. Todas elas dependem, contudo, da existência de recursos naturais como o ar, a água, minerais e energia. Os mais fundamentais entre eles são claramente o ar e a água sem os quais a vida não é possível.

Uma política nacional de recuperação da vegetação nativa

A assinatura do decreto presidencial criando a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg), em janeiro, é fundamental para o cumprimento dos compromissos internacionais e nacionais assumidos pelo Brasil em favor da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e da proteção à biodiversidade. É um sinal positivo em direção à implementação efetiva do Acordo do Clima, da Convenção da Biodiversidade, das adesões ao Desafio de Bonn e à Iniciativa 20×20 e da Lei de Proteção da Vegetação Nativa, conhecida como novo Código Florestal.

Ambev lança água e reverte 100% do lucro para o semiárido brasileiro

O novo produto social dará acesso à água potável à população da região.

A Ambev acaba de lançar seu mais novo produto: a água mineral AMA, uma grande inovação no mercado de bebidas nacional. Isso porque 100% do lucro das garrafas de água vendidas serão revertidos a projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. A AMA já está à venda nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e online pelo Emporio.com. Até o fim do ano, chegará em todo o país.
segunda-feira, 20 de março de 2017

Um cemitério dentro do museu - memorial polêmico do 11/09

No momento em que a tragédia de 11 de setembro completa 10 anos e que o principal responsável pelo atentado terrorista que matou 2.752 pessoas só em Nova York é finalmente exterminado, surge um novo problema. Trata-se da construção do Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro, no Marco Zero da cidade, que abrigará os restos humanos dos mortos nos ataques.

Ecologicamente moderno

Saiba qual forma de enterro é mais ecológica: tradicional, cremação, liquefação ou congelamento
Enterro tradicional e cremação são coisas do passado. As novas formas de lidar com o corpo morto visam causar o menor impacto possível no ambiente. Uma das novas opções é transformar a matéria em líquido, a outra, é secar o corpo e remover os poluentes. 

Expedição busca cemitério indígena na Serra da Calçada

Pesquisadores e voluntários fazem, na quarta-feira 2 de novembro de 2011, uma expedição em busca de um possível cemitério indígena na Serra da Calçada, a 20 quilômetros de Belo Horizonte, na divisa dos municípios de Nova Lima e Brumadinho, na Região Metropolitana. 

Pesquisadora desenvolve roupa ecológica para cadáver

Um pesquisadora sul-coreana radicada nos EUA trabalha na criação de um traje especial para cadáveres. O objetivo de Jae Rhim Lee, pesquisadora do MIT (Massachusetts Institute of Technology), é impedir que toxinas decorrentes da decomposição de restos mortais contaminem lençóis freáticos e causem problemas de saúde pública.

Vale será multada por novo vazamento de rejeitos em Minas Gerais

A mineradora Vale receberá multa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) devido a um vazamento de rejeitos que contaminou rios e córregos da região central do estado. O problema ocorreu no último domingo (12), na conexão de um duto em Ouro Preto, em área próxima do município de Itabirito.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros