Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Cidade do Pantanal recebe duas mil mudas nativas para arborização urbana

O Projeto Biomas, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem auxiliado produtores rurais a considerarem as árvores em seus sistemas de produção.


A iniciativa aproveita as mudas para arborizar as cidades de diversas regiões do Brasil. O município de Ladário, no Mato Grosso do Sul, é o alvo atual do programa. As autoridades municipais já receberam duas mil mudas nativas e o plantio teve início na última semana. 

Espécies como piúva, jatobá, cumabru, angico, aroeira, tarumã, guatambu, almacéga, jenipapo e gonçalo, todas nativas do Pantanal, serão plantadas na região urbana da cidade. Além de proporcionar novas opções aos produtores rurais locais, o programa ajuda a preservar a biodiversidade local e a melhorar as condições de vida dos próprios moradores.

“A gente acha importante fazer ações como essa para amenizar o clima quente aqui da cidade. As árvores proporcionam isso. Como as espécies são todas nativas, não vai haver nenhum problema de conflito ambiental e elas são adequadas para o plantio em espaços abertos, como praças”, informou a pesquisadora da Embrapa Pantanal Catia Urbanetz, coordenadora do projeto na região, em informativo oficial.

Além de ajudar a diminuir o calor, as árvores ajudam a reduzir a poluição do ar, sonora e cria ambientes mais agradáveis aos moradores. “Como o Biomas pensa em prestar serviço à sociedade, tendo como foco principal a árvore, a relação é justamente essa: explorar a versatilidade que a árvore tem, exercendo um papel tanto ambiental como cultural, muitas vezes, além dos aspectos produtivos”, acrescentou Catia.

O Projeto Biomas Pantanal já plantou 14 mil mudas e cinco mil sementes de 30 espécies nativas da região. Segundo Catia, outras 15 mil mudas estão em fase de produção para serem plantadas no verão, quando começa a temporada de chuvas.

Fonte: Ciclo vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros