Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Cultura e arte presentes nos Cemitérios Aléias e Flamboyant

Uma nova tendência no mundo de hoje. Ação será inédita em Campinas e região


A Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia realizará de 21 de outubro a 27 de novembro, nos Cemitérios Aleias e Flamboyant, localizados na região do Gramado, a exposição “Mosaicos da Vida”, que apresentará esculturas em bronze patinado da autoria do escultor Santos Lopes.

A exposição acontecerá em dois ambientes, com dez obras apresentadas na sala de estar do Aléias (no 2º piso do prédio administrativo da Comunidade) e oito esculturas de grande porte na área externa do Flamboyant (no entorno da Capela de Todos os Santos).

A iniciativa da Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia de transformar os cemitérios em ambiente de acesso à arte é inédita na cidade e em toda região. “Queremos desmitificar a ideia de que o cemitério é apenas um local de tristeza e de desconforto, porque é também um espaço de contemplação, de meditação e de preces pela memória daqueles que guarda e pela vida das famílias que neles confiam como o lugar da reverência à sua saudade. As cenas representadas nas esculturas vão favorecer essa conexão íntima que os visitantes buscam na visita ao cemitério no Dia de Finados”, explica José de Vasconcelos Cunha, diretor administrativo da Comunidade.

Seguindo uma tendência mundial de valorização do espaço de cemitérios parques como lugar de sublimação, de apreciação da beleza da natureza, da vida, das artes e até mesmo lugar de lazer, Santos Lopes, que criou com exclusividade para a Comunidade o monumento “Vitória – Num diálogo entre terra e Céu, a vitória do infinito” instalado em frente ao Cemitério Flamboyant desde dezembro de 2011, assinou essa primeira exposição por acreditar que a obra de arte suscita múltiplos sentimentos e, por isso, uma exposição, apesar de ser um evento efêmero, poderá causar nos visitantes um impacto positivo e duradouro, que contribua para boas lembranças de homenagem à vida e ao legado das pessoas especiais que virão lembrar.

“Esta exposição nutre o particular objetivo de estimular a vida. Penso que o encontro com as obras na paisagem natural do cemitério, será um convite agradável à reflexão e irá propiciar pensamentos e sentimentos positivos para que as pessoas que aqui estiverem levem consigo. Essa é a magia da arte; inspirar, promover o bem-estar e ressaltar o lado bom da vida”, afirma.

Além de escultor, Santos Lopes também produz telas, é fotógrafo e professor. Nascido em Portugal, fixou residência no Brasil em 1975 e há cerca de 25 anos tem o seu ateliê em Valinhos. Suas esculturas estão em vários países, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos, Egito, Brasil, Uruguai, Alemanha, entre outros.

Serviço

Exposição “Mosaicos da Vida”

Data: de 21 de outubro a 27 de novembro de 2016

Local: Cemitérios Aléias e Flamboyant

Endereço: Alameda dos Flamboyants, s/n – Bairro Gramado – Campinas/SP

Fonte: JTV

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros