Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de junho de 2018

Câmara de Santarém aprova concurso para construção de crematório junto ao cemitério

Há mais de dois anos em banho-maria, o projeto de instalação de um crematório no cemitério de Santarém foi aprovado na sessão da Câmara de segunda-feira com os cinco votos do PSD, e quatro votos contra dos vereadores do PS.

Recorde-se que já passaram mais de seis anos desde que foi apresentado na Câmara um projeto de um novo cemitério com “o crematório mais moderno da europa”. Era então presidente Francisco Moita Flores e Ricardo Gonçalves seu vereador. E já em 2005 a comunidade intermunicipal ponjderou a construção de um crematório para a região, inserido no novo cemitério de Santarém, era então Rui Barreiro presidente da Câmara.

Em finais do final do anterior mandato, há dois anos, surgiu a proposta do crematório do presidente Ricardo Gonçalves, que foi chumbada por duas vezes pela oposição. Desde então já Almeirim avançou com o projeto de um crematório e a Câmara do Entroncamento abriu concurso para idêntico projeto.

Esta segunda-feira, o presidente Ricardo Gonçalves voltou a apresentar a proposta, agora aprovada pelo PSD em maioria absoluta, e a Câmara de Santarém decidiu avançar com o concurso público internacional para a conceção, construção e exploração do crematório. O projeto tem um orçamento previsto de 570 mil euros e a cedência do terreno municipal será por um período de 30 anos. A deliberação terá agora de ser aprovada na Assembleia Municipal, na próxima semana.

O vereador com o pelouro dos cemitérios Jorge Rodrigues reafirmou que o funcionamento do crematório irá aumentar o tempo de vida útil do atual cemitério considera que o estudo prévio para a requalificação da rua António dos Santos irá resolver a questão da acessibilidade e do estacionamento.

Os vereadores do PS defendem a necessidade de construir um novo cemitério na cidade, dotado de crematório, numa zona de melhor acessibilidade e com mais estacionamento. O vereador do PS Rui Barreiro reafirma a convicção de que construir o crematório no atual cemitério “é um erro”.

Fonte: Jornal O Ribatejo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros