Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Aquecimento pode reduzir oferta de água em região dos EUA, diz estudo

Os recursos hídricos superficiais, como rios e lagos, do sudoeste dos Estados Unidos, afetado no último verão pela pior seca que o país enfrentou em mais de 50 anos, podem diminuir em até 10% nas próximas décadas devido ao aquecimento global, de acordo com um estudo publicado na revista “Nature Climate Change” neste domingo (23).

Segundo a investigação científica, as chuvas podem aumentar no Norte da Califórnia durante o inverno e em áreas de captação do Rio Colorado. No entanto, o aumento da evaporação devido à elevação da temperatura global poderá ultrapassar os níveis de precipitação.

O estado do Texas poderá ser o mais prejudicado pela redução da oferta de água, provocada pela escassez de chuvas aliada à evaporação excessiva, de acordo com as simulações dos pesquisadores norte-americanos.

No geral, o sudoeste dos EUA perderá até 10% dos recursos hídricos superficiais entre 2021 e 2040, em comparação com a segunda metade do século 20, segundo Richard Seager, pesquisador da Universidade Columbia, em Nova York.“É uma redução muito significativa, dada a pressão sobre o Rio Colorado para as tarefas agrícolas e domésticas”, acrescentou. Neste ano, o país sofreu sua pior seca em 56 anos, que provocou um forte aumento global dos preços dos alimentos.

Fonte: Globo Natureza

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros