Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Boas ações em nome do meio ambiente

Iniciativas na região de São José do Rio Preto mostram o esforço de quem luta em favor do verde


Se muita gente dá de ombros para a preservação do meio ambiente, tem também aquelas pessoas que fazem questão de contribuir para proteger a natureza.

É o caso de Peter Paschoeto, responsável por um projeto de recuperação da mata nativa em Palestina (SP) que o Nosso Campo foi conhecer. Ele é formado em contabilidade, mas escolheu ser produtor rural. A área de 22 hectares, antes ocupada por pasto, tem mais de 250 variedades de espécies nativas e exóticas, principalmente de frutos do cerrado. As primeiras mudas começaram a ser plantadas em 2010.

O passeio pelo pomar é cheio de surpresas e acompanhado dos mais variados sabores. São plantas desconhecidas de grande parte da população, como a cabeludinha e o abricó-da-flórida.

Peter plantou o pomar sozinho e sabe onde está cada espécie. Tudo foi planejado. As caixas de abelhas foram posicionadas estrategicamente para ajudar na polinização.

Mas Peter não está sozinho na luta pela recuperação do verde. Em São José do Rio Preto (SP), um grupo de voluntários sai pelas propriedades rurais da região em busca de sementes e frutas nativas que estão desaparecendo.

Eles fazem parte da Associação Amigos dos Mananciais. O projeto existe há 3 anos. André Nogueira é um dos voluntários e conta que a baixa produção de árvores frutíferas nativas nos viveiros era limitada. A saída foi optar por entrar nas matas para fazer a coleta de sementes para serem transformadas posteriormente em mudas.

Depois de recolher as sementes, eles colocam em tubetes com terra e esperam a germinação. Quando a muda atinge o tamanho certo, os voluntários saem em busca de áreas degradadas, principalmente das que ficam perto de rios e córregos. Aí começa o trabalho de reflorestamento. Em 3 anos, mais de 300 árvores já foram plantadas e cerca de 2 mil mudas foram produzidas.

O projeto contribui com a reconstrução das matas, beneficia os animais silvestres e presenteia os moradores das áreas urbanas próximas, que ganham a paisagem verde de volta.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros