Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de março de 2018

São Caetano cria comissão para avaliar situação dos cemitérios

A necessidade de manutenção nos três cemitérios municipais de São Caetano salta aos olhos. Além de mato alto, pelo menos 283 jazigos apresentam problemas devido à falta de conservação.
Os problemas foram constatados por integrantes de comissão formada pela Prefeitura para realizar vistoria nos locais e apontar melhorias que precisam ser realizadas. O trabalho inclui ainda processo de notificação oficial aos moradores responsáveis pelas sepulturas, que têm prazo de 90 dias para resolver as falhas observadas.

Conhecido pelos altos pinheiros enfileirados, o cemitério em pior estado é o das Lágrimas, localizado no bairro Mauá, principalmente no espaço destinado a jazigos concessionados. Por ali, além do mato alto, há túmulos sujos e quebrados. As gavetas, que não fazem parte da concessão, são públicas e também se encontram deterioradas.

A dona de casa Maria Alice Pires, 55 anos, perdeu o marido há cinco anos e, desde então, faz visitas frequentes ao local. “Acho feio (o estado de degradação do cemitério). Às vezes trago um pano e dou uma limpada. Melhora bastante”, comenta.

Funcionária do local, que não quis se identificar, e trabalha na higienização, destaca que os trabalhadores do local começaram a roçar o mato nesta semana. “O matagal sempre cresce e eles (funcionários) tiram. Já os túmulos, as famílias pagam para limpar. Não tem como eles (trabalhadores) ficarem lavando um por um”, revela.

Além dos problemas com o mato alto e a sujeira, as calçadas estão em péssimo estado, o que impossibilita o acesso de pessoas com deficiência motora.

SAUDADE

Já no Cemitério da Saudade, no bairro Cerâmica, um dos principais problemas é o alto índice de furto de grades de túmulos e de gavetas, principalmente itens feitos com bronze. A equipe do Diário contabilizou pelo menos sete jazigos abertos, sem grades, além de túmulos cobertos por mato. No local, a elegância dos antigos mausoléus se contrapõe aos paredões de gavetas, em sua maioria mal conservadas.

O contador aposentado Gílson Soares de Souza, 60, cuida há dez anos do túmulo da família. “Acho que cada um deve zelar pelo seu, se não vira lixo. Sempre venho aqui olhar e arrumar o que está deteriorado”, afirma.

SANTA PAULA

Fundado em 1911 no bairro Santa Paula, o Cemitério Municipal de São Caetano, o mais antigo entre os três, é o mais bem conservado. Isso porque, diferentemente dos demais, não tem área pública para jazigos ou gavetas.

Os funcionários são responsáveis pela zeladoria da área, no entanto, a responsabilidade pelos túmulos é das famílias proprietárias. Quando constatada necessidade de melhorias, a administração coloca aviso nos jazigos.

Secretário de Seviços e Obras, Iliomar Darronqui explica que, após a vistoria, a comissão municipal está em fase de autuar munícipes sobre os problemas identificados.

Ainda de acordo com Darronqui, os problemas observados pela equipe do Diário, como mato alto nos passeios e túmulos, são responsabilidade das famílias. Quanto às calçadas quebradas e esburacadas, o secretário diz que vai alertar as equipes da Pasta para que realizem a manutenção o quanto antes. 

Fonte: Diário do Grande ABC

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros