Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

Poluição do ar reduz raios solares sobre o mar e afeta corais, diz estudo


Um estudo publicado neste domingo (7) aponta que a poluição do ar pode ter influência direta sobre os recifes de corais porque reduz a incidência de raios solares sobre o oceano, o que desequilibra os ecossistemas marinhos. A pesquisa foi liderada por Lester Kwiatkowski, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, e publicada na edição online da revista “Nature Geoscience”.


Pequenas partículas de carbono suspensas no ar, que podem vir tanto de erupções vulcânicas quanto da queima de combustíveis fósseis, refletem de volta a luz solar. Desta forma, as nuvens ficam mais brilhantes, mas menos luz do sol chega ao mar.

Com menos luz, as algas que fazem fotossíntese acabam produzindo menos energia, o que afeta a cadeia alimentar marinha. Isso começa pelos corais, que, apesar de formarem estruturas fixas no fundo do mar, são animais e dependem da energia produzida pelas algas. Dessa forma, a redução da quantidade de luz no mar enfraquece os corais.

Os recifes de corais servem de abrigos para vários outros animais marinhos e proporcionam diversos ecossistemas no oceano. Assim, tudo que os afeta também pode pôr em xeque todo o equilíbrio da vida marinha.

Esta não é a única maneira como as emissões de carbono ameaçam os corais. Quando a concentração de CO2 aumenta na atmosfera, a água do mar tende a ficar mais ácida, o que torna os esqueletos dos corais quebradiços, conforme já mostraram estudos anteriores.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros