Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

Emissões de CO2 devem aumentar turbulências em voos, diz estudo


O crescimento das emissões de dióxido de carbono no mundo devem elevar a frequência com que turbulências atingem voos de avião entre continentes até 2050, aponta um estudo britânico divulgado nesta segunda-feira (8). Com isso, o tempo de viagem também pode subir, avaliam os cientistas da Universidade de Reading.


A análise dos pesquisadores foi focada em uma região de voos frequentes no Atlântico Norte, um “corredor” atmosférico pelo qual 600 aviões viajam todos os dias, entre a Europa e a América do Norte.

Usando computadores, eles simularam os efeitos das mudanças climáticas no “corredor”. Uma das descobertas foi de que as chances de um avião ser atingido por turbulências na região devem crescer entre 40% e 170% até 2050, com o aumento das emissões.

A força média das turbulências também deve subir entre 10% e 40%, diz o estudo, publicado na revista “Nature Climate Change”.

“Desvios” para evitar o problema podem fazer os voos demorarem mais tempo, aumentando o consumo de combustível e causando atrasos em aeroportos, o que em última análise pode levar a passagens mais caras, diz o cientista Paul Williams, da Universidade de Reading, um dos autores do estudo.

O estudo foi feito com base em previsões da Agência Internacional de Energia, ligada à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que aponta que as emissões de CO2 devem dobrar até 2050 caso não haja redução nos gases lançados na atmosfera do planeta.

O dióxido de carbono é um dos gases causadores efeito estufa e um dos responsáveis pelo aquecimento global. O aumento das emissões eleva a temperatura média da Terra, segundo os cientistas.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros