Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Adubação verde preserva ambiente e melhora qualidade de solo cultivado

Adubos verdes são o nome genérico de espécies vegetais com propriedades que trazem melhorias para o meio ambiente. Sua utilização é antiga na agricultura, utilizada há mais de dois mil anos para aumentar a produção na lavoura. No Brasil, são conhecidos, no mínimo, a cem anos.


Para mostrar a importância e abrangência dessas espécies na agropecuária brasileira, a Embrapa está lançando o livro “Adubação Verde e Plantas de Cobertura no Brasil: Fundamentos e Prática – Volume 1″. Ainda neste ano de 2014 será lançado o Volume 2.

O Volume 1 possui 13 capítulos, distribuídos em 507 páginas. Os editores técnicos são Oscar Fontão de Lima Filho, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS); Edmilson José Ambrosano, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (Piracicaba, SP); Fabrício Rossi, professor da Universidade de São Paulo (Pirassununga, SP); e José Aparecido Donizeti Carlos, sício-diretor da empresa Sementes Piraí (Piracicaba, SP). A obra foi escrita por 37 pesquisadores renomados.

Entre os temas dos dois volumes estão a história do uso da adubação verde no Brasil, a situação atual e perspectivas futuras da técnica, os cuidados com as espécies, os exemplos de rotação de culturas, melhoramento genético e aspectos ecofisiológicos. Informações técnicas e práticas sobre semeadura e manejo da biomassa de adubos verdes também fazem parte deste livro. Outro aspecto importante é a evolução do conceito da adubação verde e suas modalidades, o ciclo das espécies, os sistemas de cultivo e a recuperação de área degradadas. Além de aspectos nutricionais e fatores químicos, físicos e biológicos, que condicionam a fertilidade do solo e o crescimento vegetal, são tratados de forma bastante abrangente em vários capítulos. Capítulos específicos tratam da fitossanidade, incluindo pragas, doenças, fitonematoides e plantas daninhas.

O leitor ainda encontra temas ligados a manejo e processos envolvidos na adubação de culturas e sistemas agrícolas específicos: grãos e sistema plantio direto, cafeeiro, cana-de-açúcar, fruteiras tropicais, hortaliças, integração lavoura-pecuária, restauração florestal, agricultura orgânica, além de se considerar a prática da adubação verde em ecossistemas, como a Amazônia, a região dos Tabuleiros Costeiros e o Cerrado.

Livraria Embrapa
Para adquirir livro “Adubação Verde e Plantas de Cobertura no Brasil: Fundamentos e Prática – Volume 1“, acesse a Livraria Virtual da Embrapa pelo hotsite http://vendasliv.sct.embrapa.br/liv4/principal.do?metodo=iniciar

Instituições dos pesquisadores
APTA (Piracicaba, SP), APTA (Presidente Prudente, SP), CENA-USP (Piracicaba, SP), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Embrapa Clima Temperado (Pelotas, SP), Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Embrapa Solos, (Rio de Janeiro, RJ), Embrapa Soja (Londrina, PR), Empresa Sementes Piraí (Piracicaba, SP), Epagri (Chapecó, SC), Fatep (Piracicaba, SP), IAPAR (Londrina, PR), Instituto Agronômico (Campinas, SP), Instituto Agronômico (Jundiaí, SP), UFRB (Cruz das Almas, BA), UFSCAR (Araras, SP), UFU (Uberlândia, MG), UFSM (Santa Maria, RS), UFV (Lavras, MG), Unesp (Ilha Solteira, SP), USP (Piracicaba, SP) e USP (Pirassununga, SP).

Por Sílvia Zoche Borges (MTb-MG 08223 JP)

Fonte: EcoDebate

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros