Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Semana do Lixo Zero começa neste sábado em Joinville

O objetivo do evento é criar alternativas dinâmicas de conscientização sobre a gestão do lixo


Com mais de 30 eventos simultâneos em diversos locais da cidade, a Semana Lixo Zero Joinville começa neste sábado e as atividades do projeto seguem até o dia 9 de novembro. Como um convite à reflexão sobre a produção excessiva de resíduos, o evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero e cria alternativas dinâmicas de conscientização sobre a gestão do lixo.

Segundo Arthur Racantti, um dos organizadores do evento, a iniciativa pretende trazer a conscientização sobre o lixo para a população joinvilense.

— A gestão do lixo é uma ação individual, mas que exige um trabalho em conjunto para gerar resultados positivos, pois o processo começa dentro de casa e está presente no dia a dia —, explica Arthur.

A abertura oficial do evento teve a data antecipada para terça-feira, dia 28, antes da partida do JEC contra o Bragantino, na Arena Joinville.

A programação é voltada para todas as idades, como o passeio ciclístico, que incentiva o transporte não poluente na cidade das bicicletas e será realizado neste domingo, com saída às 9 horas do estacionamento do Centreventos Cau Hansen. O passeio é aberto ao público, com inscrições feitas na hora, e os participantes concorrem ao sorteio de uma bicicleta.

Entre as atividades promovidas durante a semana, serão realizadas intervenções urbanas, palestras, workshops, debates, limpeza dos parques, coleta seletiva e ainda o 1º Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero, para integrar e conscientizar a comunidade.

A ação conta com o apoio e a participação de cerca de 50 empresas patrocinadoras, além de organizações públicas, como a Prefeitura de Joinville e o Núcleo de Educação Ambiental, que estará no estande "Destine Consciente: Seja Inteligente, Separe Corretamente", e irá distribuir sacolas ecológicas e repassar informações sobre a separação correta do lixo e ações para minimizar a produção de resíduos.
Conscientização em níveis nacional e internacional

A Semana do Lixo Zero é iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance.

Com sede em Florianópolis, o instituto foi fundado em 2010 com o objetivo de disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.

Fonte: Diário Catarinense

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros