Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Acidificação matou 90% da vida marinha há 252 mi de anos

Cientista descobriram a primeira evidência concreta de que a acidificação do oceano foi a principal responsável pela morte de mais de 90% da vida marinha há 252 milhões de ano, segundo informações publicadas pelo The Independent.
Em um paralelo perturbador com o que está acontecendo no mar hoje, pesquisadores descobriram assinaturas químicas em antigas formações rochosas que mostram que os oceanos ficaram mais ácidos de repente na época, tornando a vida impossível para algumas criaturas.

De acordo com a publicação, os cientistas acreditam que a acidificação dos oceanos foi causada pela erupção contínua de super vulcões, que gerou a liberação de grandes volumes de dióxido de carbono – a uma taxa comparável com os níveis de CO2 presente na atmosfera da Terra atualmente.

A Grande Morte, como é conhecido o período, marcou o fim do Permiano e início do Triássico. Foi a maior das cinco extinções em massa da Terra, matando 51% de todas as famílias marinhas, 82% de todos os gêneros e entre 93% e 97% de todas as espécies, aponta o The Independent. Além dos oceanos, o período atingiu também espécies terrestres, como os insetos, que sofreram a única extinção em massa da história. 

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros