Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Flor enorme e com cheiro de cadáver floresce na Austrália

Um exemplar da "flor cadáver", uma planta de quase dois metros de altura e que solta um cheiro parecido com o de carne putrefata, floresceu em um jardim botânico no sul da Austrália, informou nesta terça-feira a imprensa local.


Milhares de curiosos se aproximaram do Jardim Botânico de Mt Lofty, na cidade de Adelaide, para contemplar a bunga bangkai ("flor cadáver" em indonésio), com nome científico "Amorphophallus titanum".

"Seus florescimentos são raros porque a planta é muito difícil de cultivar, inclusive em condições ótimas", disse o coordenador de propagação do Jardim Botânico de Mt Lofty, Matt Coulter, segundo a agência local AAP.

É que somente cerca de 80 exemplares floresceram no mundo nos últimos 30 anos.

"O fato da flor e seu odor característico durareem apenas 48 horas é um evento obrigatório para os amantes das plantas e as almas curiosas", acrescentou o especialista do Jardim Botânico Mt Lofty.

A planta, que surgiu de uma semente doada em 2006, cresceu uma média de cerca de 20 centímetros diários nas últimas semanas.

A bunga bangkai é originária das selvas tropicais de Sumatra, na Indonésia, e está em perigo devido ao desmatamento das florestas onde cresce.

Ela é identificável por seu enorme espinho amarelo e seu cheiro diferente, que serve para atrair insetos polinizadores como as moscas que buscam corpos para depositar seus ovos.

Fonte: Revista Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros