Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 12 de abril de 2016

Por um ano, lixo gerado por 2 famílias enche apenas 2 potes de vidro

“Nós não estamos 100% livre de resíduos. Mas, já percorremos um longo caminho ao longo do último ano”.

Reduzir todo o lixo produzido por uma família por um ano a ponto que ele caiba dentro de um pote. Parece inacreditável, mas foi isso que duas famílias fizeram e a experiência é compartilhada por meio de um blog.

Tara Smith vive com seu marido, os dois filhos e um cachorro na cidade canadense Victoria, província de Colúmbia Britânica. O interesse por livrar-se da produção de lixo surgiu quando sua amiga Katelin Leblond (também casada e mãe de duas crianças) mencionou que estava lendo o bestseller “Waste Free Home” (Casa livre de resíduos, em tradução livre), de Bea Johnson. Após muita pesquisa e conversa, inclusive com suas respectivas famílias, ambas resolveram mudar radicalmente seus hábitos.

Há um ano elas deram início a jornada de minimizar ao máximo a produção de lixo. Escolhas e cuidados diários, dentro e fora de casa, fizeram com que, após um ano, elas possam ver todos os resíduos de suas famílias em dois potes de vidro.

“Como uma família que agora tem mais tempo para se concentrar na criação de memórias e experiências, em vez de coisas, minimizamos os itens em nossa casa e isso nos tem feito muito mais felizes. Há muito menos limpeza a ser feita. Menos coisas, menos stress”, garante Tara. O mesmo sentimento é compartilhado com Katelin. “Foi embora o stress e a ansiedade e eu não percebia que tudo isso estava presente até o momento que tais problemas se foram. Estou mais feliz e mais calma e nossas crianças experimentam igual, se não maior, felicidade desde que começamos nossa mudança. Construímos relacionamentos mais fortes com os nossos vizinhos e nossa comunidade”, conta ela.

Agora elas levam os próprios recipientes para onde quer que vão, como sacolas, potes e copos reutilizáveis. Materiais desnecessários, como papel toalha, foram banidos de suas cozinhas. Embalagens são recusadas, assim como a compra de itens novos. Outra mudança essencial no estilo de vida foi dedicar mais tempo à cozinha e aprender a fazer produtos de higiene pessoal e de casa.

Katelin, que junto à amiga criou o blog “Pare Down”, cresceu na costa oeste do Canadá, cercada por oceanos, montanhas e florestas. Segundo ela, toda essa paisagem tornava-a ciente da fragilidade do planeta. Ainda assim, em algum momento da vida foi tomada pelo que chama de “roda do consumismo” e se perdeu no caminho.

“Comprei a ideologia que eu precisava ganhar mais dinheiro para comprar mais coisas e isto faria eu me sentir mais feliz. A noção de que tudo está conectado – que minhas compras e estilo de vida têm impacto para mais tarde me afetar negativamente – me escapou temporariamente”, relata Katelin.

Receitas de molhos e pratos, como fazer festas sem gerar resíduos, como fazer seus próprios cosméticos. Estas são alguns dos assuntos tratados no blog “Pare Down”. Para acompanhar a experiência, clique aqui.

“Este estilo de vida não é uma transição que vai acontecer do dia para a noite. É um esforço diário para que um dia possamos viver uma vida livre de resíduos”, afirma Tara. “Nós não estamos 100% livre de resíduos…ainda. Mas, já percorremos um longo caminho ao longo do último ano e estamos animadas sobre o futuro”, entusiasma-se Katelin.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros