Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Acordo garantirá o abastecimento de água

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou, na noite desta segunda-feira (18), acordo com os estados de São Paulo (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Minas Gerais (MG) para garantir o abastecimento de água e prolongar a vida útil dos reservatórios que se alimentam da bacia do rio Paraíba do Sul.


Durante reunião, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e representantes dos governos do RJ, SP e MG discutiram o potencial de risco e os cenários hidrológicos de cada estado. Também participaram a Agência Nacional de Águas (ANA) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A questão do Paraíba do Sul era discutida desde fevereiro.

A bacia do rio Paraíba do Sul abastece diretamente 11,2 milhões de pessoas em 37 municípios, sendo 26 no Rio de Janeiro e 11 em São Paulo. Em Minas Gerais, 88 municípios captam indiretamente do Paraíba do Sul, em seus afluentes.

Os acordos firmados entre os governos federal e estaduais determinam que:

- A partir da próxima quarta-feira (20/08), o estado de São Paulo vai reduzir a vazão do reservatório de Paraibuna de 80 para 47 metros cúbicos por segundo (m³/s).

- No mesmo dia, o estado de São Paulo aumentará a vazão do reservatório de Jaguari de 10 para 43 m³/s.

- O estado do Rio de Janeiro reduzirá a vazão do reservatório de Santa Cecília de 165 para 160 m³/s a partir de 10 de setembro. O prazo do Rio é maior pois alguns municípios precisam fazer adaptações no sistema de captação de água para reduzir a vazão.

Izabella Teixeira afirmou que a situação continuará a ser monitorada. 

Fonte: MMA

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros