Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Cinzas transformadas em arte - Curitiba

Dia de Finados, no dia 2 de novembro, será diferente para dez famílias de Curitiba. Em vez de missa, como de costume, os familiares dos mortos terão uma experiência diferente: o Crematório Vaticano vai apresentar às famílias onze obras de artes feitas com as cinzas de seus parentes. Segundo a diretoria do Crematório, a intenção do projeto é aproximar as pessoas de seus entes queridos.
“Percebemos que muitas pessoas não querem se desfazer das cinzas totalmente. Querem ter algo por perto. Então por que não ter uma obra de arte em vez de uma urna com as cinzas?”, diz Mylena Cooper, diretora do local. As obras – esculturas e telas – foram feitas por sete artistas plásticos que tiveram o cuidado de adequar a criação ao gosto de cada morto. O artista João Moro, por exemplo, prepara uma tela com motivo sacro. O escultor Tony Reis produz três esculturas de cunho religioso e fundamentadas nos amores e desejos dos “donos” das cinzas.

MAS O PROJETO MAL COMEÇOU, E JÁ ENFRENTA POLÊMICA: A artista plástica Cláudia Eleutério reclama a autoria do projeto, segundo ela desenvolvido e apresentado em julho deste ano de 2009. Como comprovação de sua autoria sugere uma visita ao site da Acempro http://www.acempro.com.br/unidade_detalhe.cfm?id=1

Por razões éticas este blog não tomará partido, mas esperamos que a contenda seja resolvida, pois a idéia é excelente, e merece ser aproveitada e creditada a quem for de direito. 

Foto: Escultura do artista Tony Reis por Erlei Schade. Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI101653-15228,00.html

Fonte: Blog Turismo Cemiterial

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros