Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Empresários e comunidade discutem problemas na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

No primeiro dia Agesan foi questionada sobre seu papel fiscalizador na região

Os históricos problemas que acarretam na poluição da Lagoa da Conceição são alvo de discussões entre empresários e comunidade durante os próximos dias.

A semana do empresário, evento promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Florianópolis (Acif), começou nesta segunda-feira, com um café recheado de produtos orgânicos e que abriu as discussões sobre problemas e consequências da falta de saneamento básico na região.

Durante a palestra de abertura, o diretor geral da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de SC (Agesan/SC), Sérgio Grando, respondeu questionamentos sobre o papel da Agência na fiscalização do saneamento básico da Lagoa da Conceição.

Empresários e associados discutiram como o serviço público prestado pelas concessionárias autorizadas está em descompasso ao que se espera. O mote das perguntas ao presidente da Agesan foram sobre o que está sendo feito em relação a fiscalização das concessionárias.

—As respostas atenderam em parte aos questionamentos. Muitas dos problemas dependem de vontade política e acabam ficando no limbo— avalia o presidente da ACIF, Sander De Mira.

Após a palestra, o presidente da Agesan falou de uma maneira geral sobre o serviço da Agência afirmando que serão parceiros na fiscalização, como já acontece no projeto Se Liga na Rede, uma parceria entre a Casan e Prefeitura de Florianópolis.

Resíduos Solídos

Na terça-feira, além das questões de água e esgoto, será discutido a nova política nacional e a gestão de resíduos sólidos. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) deve participar do evento com palestras sobre sustentabilidade e oficina de reciclagem da Comcap, e o Programa ReÓleo da ACIF que leva a apresentação 'Reciclar é Educar' para os jovens da região.

A Semana do Empresário da Acif acontece em cada uma das seis regionais a cada semestre com o objetivo de ampliar os assuntos da comunidade e aproximar o poder público dos problemas regionais.

— A Lagoa é o nosso cartão-postal, um sistema rico e precisa de todo o nosso cuidado— define De Mira.

O problema

De acordo com os dados mais recentes da Diretoria de Planejamento da Casan, de dezembro de 2013, na 70% da população do bairro tem cobertura de coleta e tratamento.

Porém, um estudo do Laboratório de Hidráulica Marítima da UFSC realizado em 2011 apontou que existiam 50 pontos de efluentes jogados diretamente na água, incluindo esgoto doméstico, já que não há tantos tubos de drenagem de água da chuva direcionados à Lagoa.

Evento

Confira a programação completa abaixo:

Toda a programação é gratuita. Mais informações pelo regionallagoa@acif.org.br ou pelo (48) 3232-0185.

Terça-feira - 08/04

19h - Reunião da Diretoria Executiva da ACIF, com a participação de Alex Eckschmidt, Engenheiro Agrônomo e diretor Comercial da Empresa Econsciente, falando sobre a política nacional de resíduos sólidos.

Local: Regional Lagoa da Conceição.

Quarta-feira - 09/04

9h às 17h - Blitz ACIF Móvel - Ação do Banco de Talentos, Reóleo e CASE para a comunidade.

Local: Posto Galo da Lagoa da Conceição (Av. Afonso Delambert Neto, 240).

14h às 15h - Palestras Reciclar é Educar do Programa Reóleo

Local: Escola Nei Orisvaldina da Silva (Rua João Pacheco da Costa, 75).

19h - Apresentação da Regional Lagoa, com o Diretor Geral da Regional, Fernando Rossa.

Local: Regional Lagoa da Conceição.

19h30 - Palestra NUSE sobre Gestão da Qualidade - Os benefícios do Programa 5s nas pequenas empresas, com Kenia Daros Zanette e Pedro Beck di Bernardi, da empresa Beck Gestão Empresarial.

Local: Regional Lagoa da Conceição.

20h30 - Apresentação do case da Tractebel Energia sobre Gestão de Resíduos Sólidos, com a analista Administrativo da empresa, Rosemirian do Carmo Sant'Anna.

Local: Regional Lagoa da Conceição.

Quinta-feira - 10/04

09h30 - Palestra Floram sobre sustentabilidade com a Bióloga e Educadora Ambiental do Depea/Floram, Silvane Dalpiaz do Carmo.

Local: Regional Lagoa da Conceição.

10h30 - Oficina Reciclagem, com Valdinei Marques, da Comcap.

Local: Regional Lagoa da Conceição.

19h30 - Coquetel de Negócios e Encerramento

Local: Regional Lagoa da Conceição.

Fonte: Diário Catarinense

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros