Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Conscientização ambiental para impulsionar Cidade Educadora

Entre os dias 1º e 6 de junho, a cidade de Araçatuba realiza o encontro “Educação ambiental e a cidade: o futuro que queremos”. Ao longo da semana, o município do interior de São Paulo terá caravanas escolares ecológicas, apresentações de teatro na praça da cidade, além de um seminário com o tema da semana.


As atividades têm como objetivo relacionar a educação ambiental com formação cidadã, olhando para o espaço escolar como um lugar comunitário e a cidade como espaço educador, “de modo que se aprenda na cidade, com a cidade e com as pessoas; valorizando o aprendizado vivencial e priorizando a formação de valores”, afirma o documento-base do projeto.

A ideia é que a resolução de problemas ambientais locais seja um aglutinador para a construção de uma sociedade sustentável, que dê conta de seus desafios ecológicos. Com cerca de duzentos mil habitantes, Araçatuba enfrenta a crise hídrica que assola o estado e o aumento do número de casos de Dengue, temas que serão trabalhados de forma intersetorial durante o evento.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que encabeça a proposta, o descarte não apropriado de resíduos sólidos muitas vezes funciona como um vetor da doença. “A Secretaria tem como objetivo equacionar seus problemas ambientais imediatos, mas mais do que isso tem um olhar lançado sobre o horizonte, já que educar para o futuro é utilizar a educação ambiental como ferramenta e a cidade como grande educadora.”

O Portal Aprendiz é um dos convidados para o debate que acontece na noite do dia 3 de junho, no qual autoridades, gestores, educadores e estudantes estarão reunidos para pensar soluções para a cidade de Araçatuba.

Fonte: Envolverde

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros