Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

No AM, água de igarapé fica ‘rosa’ e moradores denunciam poluição

Moradores do bairro Petrópolis, localizado na Zona Sul de Manaus, afirmam que o igarapé que passa pela área teria sido contaminado por uma substância de cor rosa na tarde de quarta-feira (9). Ao G1, a pedagoga Ruth Vieira, de 44 anos, confirmou a mudança no curso d’água. 

“Notamos primeiro o cheiro insuportável e quando fomos ver, a cor da água estava completamente rosa. Algumas pessoas chegaram a passar mal e tiveram que ir para outras partes da cidade”, relatou.

De acordo com a moradora, a coloração diferente teve início na Rua Manarata, no Petrópolis, e chegou até o Centro da cidade. “Algumas pessoas que estavam no Centro disseram ter visto a água rosa e sentido o cheiro forte”, acrescentou.

Os populares chegaram a acionar o Batalhão de Policiamento Ambiental e a ligar para os órgãos competentes, segundo a pedagoga. No entanto, Ruth alegou que nenhuma secretaria os atendeu. “Só conseguimos falar com o Batalhão, que só veio quando era noite e já não dava mais para ver a cor do igarapé”, denunciou.

O industriário Harlesson Pedro, de 22 anos, também afirmou ter visto a coloração no igarapé. “Realmente o cheiro estava muito forte, parecia que tinham jogado remédio. Tem algumas fábricas aqui no bairro, mas não são tão perto daqui, então não sabemos o que aconteceu”, disse. “Algumas pessoas desconfiam que foi despejada solução de bateria no igarapé, mas ninguém tem certeza”, complementou Ruth.

A reportagem do G1 visitou o local apontado pelos moradores, na manhã desta quinta-feira (10), mas não constatou alteração na coloração do igarapé. As fotos enviadas à redação foram feitas na tarde de quarta (9).

O G1 entrou em contato com o Batalhão Ambiental e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Ambos disseram desconhecer o ocorrido. A Assessoria de Comunicação do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) afirmou que equipes do órgão já estão no local examinando a água do igarapé e devem obter um diagnóstico do ocorrido ainda nesta quinta-feira (10). 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros