Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Usinas nucleares híbridas: alternativa para reduzir o aquecimento global?

Qual é a ideia?

O pesquisador Charles Forsberg, do departamento de Ciência e Engenharia Nuclear do MIT, sugere que combinar a geração de energia nuclear à de energia renovável pode ser uma alternativa para diminuir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir o aquecimento global. A criação de usinas nucleares híbridas seria mais vantajosa do que usinas separadas para cada tipo de energia. A ideia foi publicada em um artigo da edição de novembro de 2013 da publicação Energy Policy.

Tanto a energia nuclear quanto as energias renováveis tem seus prós e contras. Ambas são geradas a baixo custo e são mais benéficas para o ambiente do que a geração de energia por combustíveis fósseis. Porém, apresentam problemas de confiabilidade. A geração de energia nuclear não pode ser simplesmente aumentada ou reduzida para atender às demandas de produção, que sempre variam. Por outro lado, as energias eólica e solar dependem das condições climáticas, sobre as quais não se tem controle.

Para Forsberg, uma possível solução seria criar uma maneira em que o excesso de energia de uma usina nuclear pudesse ser desviado, conforme a necessidade, para sistemas de energias alternativas. Este sistema híbrido teria a estabilidade da geração por combustíveis fósseis sem os seus efeitos colaterais para a atmosfera, como a emissão de gás carbônico.

Por que isso é relevante?

O mundo precisa urgentemente de novas abordagens em relação a opções confiáveis de geração de energia limpa. É preciso ser criativo para criar novos sistemas que sejam baratos e seguros, não contribuam para a mudança climática e o aquecimento global, diminuam as emissões carbônicas e a dependência de combustíveis fósseis como petróleo e carvão.

Além disso, em muitos casos as abordagens mais disruptivas, que causam mudanças drásticas e benéficas, são criadas ao se combinar tecnologias existentes, ao invés de se criar novas tecnologias. Dessa maneira, segundo Steven Aumeier, diretor do Center for Advanced Energy Studies do Idaho National Laboratory, “sistemas híbridos de energia poderiam ser uma abordagem capaz de mudar o jogo ao gerar energia a um bom custo-benefício, segura e alta penetração de energia de baixo carbono na economia.

Quais são as barreiras?

Tendo em vista acidentes como o de Fukushima e Chernobyl, qualquer ideia que mencione energia nuclear tende a ser rejeitada pela opinião pública, a sociedade civil e políticos. Por esse motivo, em geral o público tende a considerá-la ainda menos interessante do que os combustíveis fósseis.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros