Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

WWF-Brasil apresenta nova abordagem do uso sustentável da água para empresas do Clube Corporativo

O WWF-Brasil reuniu diversas empresas parceiras, no dia 6 de novembro em São Paulo, para apresentar uma nova abordagem para o uso sustentável da água conhecida como Water Stewardship. A apresentação foi realizada por Stuart Orr, líder global do tema na Rede WWF. Além disso, foi realizada uma apresentação sobre o desafio da economia verde, com o professor e economista Ricardo Abramovay.


Em sua apresentação, Stuart explicou que a escassez da água é uma ameaça real que poderá trazer consequências desastrosas para o planeta, incluindo ameaças ao setor de negócios. Através de exemplos práticos de vários países, o especialista mostrou como o mau uso da água pode gerar impacto negativo não somente no meio ambiente, mas também na sociedade e agentes econômicos. Por esta razão, empresas, governos, ongs e sociedade devem se unir para gerir os recursos hídricos de forma colaborativa e sustentável.

A Rede WWF já trabalha com Water Stewardship em parceria com mais de 20 empresas no exterior, oferecendo um mapeamento dos riscos hídricos e impactos sobre o negócio da empresa e sua cadeia produtiva associada, mostrando também formas de aumentar a eficiência no uso dos recursos hídricos, reduzir a pegada hídrica na produção de insumos e bens de consumo e manter o equilíbrio entre oferta e demanda por água. O objetivo é começar a trabalhar a abordagem de Water Stewardship junto à iniciativa privada no Brasil e incentivar a discussão do uso sustentável da água no âmbito governamental, econômico e da sociedade civil, utilizando a bacia hidrográfica como unidade de gestão. Stuart diz: “Não se trata apenas de cumprir o que a legislação exige, mas sim de se engajar e ir além dos muros da fábrica, buscando coletivamente soluções para amenizar os riscos hídricos e dirimir potenciais conflitos pelo uso da água.”

Para contextualizar o cenário do uso dos recursos naturais e a relação com a economia, o professor Ricardo Abramovay falou sobre os impactos ambientais e como isso afeta o setor produtivo e a sociedade como um todo. O economista citou vários exemplos dos problemas do cenário mundial não só em nível ambiental, mas também apontou problemas como mobilidade urbana, uso exacerbado de agrotóxicos e custos ambientais ocultos nas cadeias produtivas de setores de alimentos, aviação, automóveis, entre outros. “O momento é de suprimir a separação entre economia e sociedade, pois há uma relação de interdependência,” diz o professor.

Em sua apresentação Abramovay provoca uma reflexão sobre uma nova economia em que a cooperação social e o esforço por preservar e regenerar serviços naturais sejam decisivos. De acordo com ele, se o nível de desigualdade das sociedades continuar no atual ritmo de crescimento, a economia verde não conseguirá compatibilizar seu tamanho com os limites naturais dos ecossistemas.

As empresas presentes ao evento foram: Ambev, Boehringer, Claro, IBOPE, Natura, Norsul, Santander, Suzano, TAM, Tecnisa, Unilever, Walmart e Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados que participam do Clube Corporativo do WWF-Brasil, uma iniciativa da Rede WWF que existe em mais de 20 países e oferece benefícios exclusivos como este encontro com especialistas internacionais.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros