Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de março de 2015

Campanha tenta reduzir o consumo de água em 7 milhões de litros diários em Araras/SP

Após cinco meses de racionamento, Araras realiza uma campanha para reduzir o consumo de água na cidade. De 32 milhões litros diários, a meta é atingir a marca de 25 milhões de litros por dia, 7 milhões economizados. De acordo com o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), a medida visa poupar as quatro represas que abastecem a cidade e assim, passar a depender apenas da água que vem do Rio Mogi Guaçu.


Além da conscientização, o presidente do Saema, Felipe Beloto, explica o objetivo da ação. “É um desafio muito grande, e por isso estamos convocando toda a população para conseguirmos juntos atingir a meta em 60 dias. Entre março e abril, vamos tentar utilizar apenas a água que vem do Rio Mogi Guaçu e poupar as nossas represas para a época de estiagem, já que no fim do ano ficamos em uma situação complicada.

A cidade atualmente funciona em esquema de racionamento no qual a população tem 12 horas de abastecimento e 36 sem água. “A Prefeitura vai passar a dar descontos na conta de água a partir de abril. Quem consumir menos, vai pagar menos ainda, e quem consumir mais, paga mais. Além disso, quem consumir metade do mínimo vai ter 50% de desconto”, informou Beloto.

Após o período previsto de 60 dias para a medida, o Saema afirma que poderá estudar uma mudança no esquema de racionamento caso a ação seja efetiva. “Acabar com o racionamento ainda é improvável. A partir do dia 22 de março vai haver um relógio que acompanha o quanto está sendo economizado na cidade”, contou Beloto.

Transposição – No dia 10 de março, o Saema anunciou que daria início à transposição de três represas de dentro do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A obra também foi uma medida tomada para garantir o abastecimento e deve ser concluída em 15 dias.

Após três meses de análise sobre a viabilidade de usar a água para auxiliar no abastecimento da cidade, um grupo formado por técnicos administrativos e jurídicos da universidade aprovou a medida. Os reservatórios ocupam uma área de 20 hectares e têm volume equivalente a 300 mil caixas d’água de mil litros cada.

Racionamento – Araras enfrenta um racionamento desde outubro de 2014. O abastecimento é feito por dois complexos de represas, além do Rio Mogi Guaçu, mas atualmente a água é captada somente do rio.

No entanto, mesmo com a transposição, a cidade vai continuar com o corte de fornecimento. “As transposições que estamos fazendo, especificamente essa, vão ajudar que esses reservatórios se restabeleçam mais rápido e que tenhamos mais água para o período de estiagem”, explicou Beloto. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros