Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 21 de julho de 2015

MMA promove debate sobre resíduos tóxicos

O Ministério do Meio Ambiente realiza, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promove nas próximas terça e quarta-feira (21 e 22/07), no Hotel Gran Bittar, em Brasília, o encontro Técnicas e Tecnologias de Tratamento e Destinação Final de Bifenilas Policloradas (PCBs) e Outros Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).

O evento reunirá os setores público e privado, além de pesquisadores e organizações não governamentais interessados em melhorar a gestão, eliminação e processos de destinação de PCBs (substância química utilizada, principalmente, em equipamentos elétricos) e demais POPs, como aqueles que foram utilizados como agrotóxicos, além de prevenir riscos à saúde e ao meio ambiente associados a estes compostos.

Descontaminação - O encontro promoverá importante debate com vasta exposição das possibilidades de descontaminação e eliminação dos PCBs. Trará experiências de outros países da América Latina como, por exemplo, o México. “É uma grande oportunidade de ampliar conhecimentos e trocar experiências para seguirmos o nosso caminho de eliminar esses poluentes até 2028, como preconiza a Convenção de Estocolmo, da qual somos signatários”, explica a diretora de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Letícia Carvalho.

O evento abordará técnicas de destruição e transformação irreversível (tratamentos químicos e térmicos), tratamentos de POPs em baixas concentrações, licenciamento e transporte desses compostos e outros aspectos relacionados a esses poluentes.

Saiba mais - Por suas propriedades termicamente estáveis e de alta resistência elétrica, os PCBs compostos se tornaram amplamente usados como fluidos dielétricos em transformadores e capacitores, fluidos hidráulicos, retardadores de fogo e isolantes térmicos. Além disso, estão presentes em graxas, lubrificantes, tintas e pesticidas.

As bifelinas policloradas são classificadas como poluentes orgânicos persistentes (POPs), que se caracterizam pela alta persistência no meio ambiente, bioacumulação, capacidade de ser transportado a longas distâncias e efeitos adversos à saúde ou ao meio ambiente (PCBs são consideradas agentes carcinorgênicos).

Os POPs estão entre as substâncias mais perigosas que o mundo pretende eliminar. No Brasil, estima-se que ainda haja uma quantidade expressiva destas substâncias a serem eliminadas e que devido à má utilização ou gestão, podem ter sido lançados no meio ambiente.

Fonte: MMA

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros