Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Joinville é reconhecida como modelo na educação inclusiva

O resultado foi divulgado na edição de abril da Revista Nova Escola
Joinville é uma das cinco cidades do Brasil consideradas referência em educação inclusiva pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos que promove ações relacionadas à área. A quantidade e a relevância das iniciativas e a capacidade de colocá-las em prática estão entre os critérios analisados. O resultado, divulgado na edição de abril da Revista Nova Escola, também destaca as cidades de Campo Grande, Itaquaquecetuba, Barbacena e Palmas. Os municípios receberão obras de apoio como premiação.

O reconhecimento é relativo às ações de 2012, mas as práticas que transformaram a cidade em destaque nacional continuam. Somente na semana passada, seis escolas rurais de Joinville foram cadastradas para receber o mobiliário e materiais. Outras 16 devem ser implantadas até 2014. “O MEC envia os materiais e as secretarias disponibilizam o espaço e o professor para atender os alunos. Além da educação inclusiva, esse professor também pode auxiliar os alunos em outras necessidades específicas”, explica a supervisora de educação especial Valdirene Sampaio.

Recursos como computador, jogos lúdicos, impressora e mobiliário especial são enviados gradativamente pelo MEC. Atualmente, Joinville conta com 42 salas completas, mas deve chegar a 58 até o fim do ano que vem. O atendimento especializado é feito nestes espaços, sempre com apoio pedagógico.

Além das salas multifuncionais, a secretaria disponibiliza cinco equipes multidisciplinares em escolas que atuam como pólos em suas regiões. Fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos acompanham o desenvolvimento dos alunos com atendimentos que antes eram realizados nos Ceaps (Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional), mas que passaram a ser feitos dentro das escolas. “Nosso objetivo é levar o atendimento especializado para cada vez mais próximo das escolas”, resume a supervisora.

Para receber a homenagem, além dos critérios de avaliação do ranking, foram consideradas as ações voltadas para a promoção de acessibilidade e a formação de professores como forma de garantir o acesso, a permanência e a qualidade de ensino. Os cinco municípios reconhecidos também investiram na proximidade com as famílias por meio do compartilhamento de informações em seminários ou cartilhas.

Seis novas escolas cadastradas para receberem salas multifuncionais:

Escola Municipal Professor Honório Saldo (Pirabeiraba);

Escola Municipal Huber Hübener (Quiriri);

Escola Municipal Alfrendo Germando Henrique Hardt (Rio Bonito);

Escola Municipal Francisco Rieper (Estrada do Pico);

Escola Municipal Professora Maria Magdalena Mazzolli (Jardim Sofia);

Escola Municipal Professor Reinaldo Pedro de França (Morro do Amaral).

Escolas com atendimento da equipe multidisciplinar (pólos):

Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke (Pirabeiraba);

Escola Municipal Valentim João da Rocha (Vila Nova);

Escola Municipal Sylvio Sniecikovski (Jardim Paraíso);

Caic Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira (Comasa);

Caic Professor Mariano Costa (Ademar Garcia)*.

*Atendimentos temporariamente realizados no antigo CEAP Sul.

Fonte: Notícias do Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros