Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Países asiáticos podem entrar em guerra por água

Os países asiáticos estão preocupados com as consequências sociais e econômicas que a escassez de água pode gerar. Em reunião entre autoridades da região Ásia-Pacífico foi feito um alerta sobre possíveis guerras por água.
Há anos é cogitada a possibilidade de no futuro a disputa por água potável acontecer. Na região central e sudoeste do continente asiático essa previsão está perto de se tornar realidade. A dificuldade no acesso à água e as medidas e mudanças aplicadas em alguns países geraram desconforto em seus vizinhos.

Esta é a situação que ocorre com a proposta de construção de uma represa no Rio Mekong, que passa por áreas pertencentes à China, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã. A obra tem sido bastante polêmica e o Vietnã e o Camboja não estão muito dispostos a aceitar facilmente a mudança, devido aos impactos que ela poderia causar na indústria agrícola e pesqueira.

Muitos fatores têm contribuído para que o acesso à água de qualidade se torne cada vez mais difícil. Além da ação direta humana, com a urbanização, industrialização e agricultura, também existe a contribuição das mudanças climáticas, para dificultar ainda mais a situação das comunidades locais.

O alerta sobre uma possível guerra por recursos foi feito pela primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, durante a reunião Água Ásia-Pacífico. Na ocasião outras autoridades presentes também defenderam a criação de um grupo de trabalho para a prevenção de desastres naturais, com o objetivo de agregar conhecimento técnico e elevar a segurança hídrica.

* Com informações da AFP.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros