Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Seattle planta floresta urbana comestível (e gratuita)

Fruto de uma iniciativa comunitária, o Beacon Food Forest vai garantir frutas e legumes gratuitos e livres de agrotóxicos direto do pé, para quem quiser
São Paulo - No coração de Seattle, uma das maiores cidades do estado americano de Washington e importante centro financeiro e cultural dos EUA, cresce lentamente uma floresta urbana que, ao seu tempo, irá proporcionar à comunidade no entorno, o bairro de Beacon Hill, alimentos os mais variados, de frutas à leguminosas e tubérculos. Tudo de graça.

 Com sete hectares disponíveis para cultivo, o Beacon Food Forest, como o projeto é chamado, tem potencial para ser um dos maiores jardins comunitários em terras públicas do mundo. Concebida em 2012, a floresta comestível está em fase de plantio. Serão plantadas centenas de diferentes tipos de espécies, todas selecionadas por membros da comunidade.

Na lista entram arbustos de mirtilo e framboesa, macieiras e pereiras, nogueiras e castanheiras bem como uma variedade de outras delícias como abacaxi e frutas cítricas, goiaba e caqui. Tudo vai crescer livremente na floresta, disponível para a colheita por qualquer pessoa que a percorra.

Na prática, o projeto vai funcionar como um parque para relaxar e passear, e de quebra, usufruir de uma fruta colhida direto no pé, um luxo para quem vive na cidade grande.

De acordo com o estúdio de arquitetura e paisagismo responsável pelo design, o prestigiado Harrison Design, o objetivo do Beacon Food Forest é criar uma aliança comunitária em torno da agricultura urbana e manejo da terra sustentável. O espaço vai oferecer oportunidades de intercâmbio cultural, programas de educação e recreação.

Fonte: Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros