Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Mudanças climáticas aumentam conflitos e provocam guerras, indica estudo

As mudanças climáticas estão fortemente vinculadas à violência em todo o mundo, segundo apontam pesquisadores de universidades americanas. Até pequenas alterações na temperatura normal e a queda de chuva aumentam o risco de conflito desde a antiguidade até hoje, conforme um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science. Ao analisar uma quantidade inédita de dados – inclusive do Brasil – cientistas das universidades de Princeton e da Califórnia em Berkeley avaliaram que o clima na Terra influencia mais as relações humanas do que se imaginava.


O estudo engloba as maiores regiões do mundo e revela padrões similares de conflito ligados às mudanças climáticas, como registro de secas e aumento da temperatura média anual. Exemplos desse comportamento incluem picos de violência doméstica na Índia e na Austrália, aumento de assaltos e homicídios nos Estados Unidos e na Tanzânia, violência étnica na Europa e no sul da Ásia, invasões de terra no Brasil, uso de força policial da Holanda, conflitos civis ao redor dos trópicos e até o colapso dos impérios maia e chinês.

De acordo com os pesquisadores, o estudo poderia ter implicações para a compreensão do impacto das mudanças climáticas nas sociedades. Muitos modelos atuais projetam aquecimento global de pelo menos 2ºC ao longo dos próximos 50 anos. Os cientistas avaliam que há muitas pesquisas sobre as alterações no clima, mas nenhuma reunia as informações obtida até agora para analisar os efeitos no comportamento humano.

“Estava faltando uma imagem clara do que essas pesquisas, em conjunto, estavam nos dizendo”, afirmou o principal autor do estudo, o professor Solomon Hsiang. “Descobrimos que uma mudança de desvio padrão para condições mais quentes causava a probabilidade de aumento da violência doméstica em 4%, e o conflito entre grupos crescia para 14%”, disse o coautor Marshall Burke.

Estatísticas apontam que o aumento da temperatura global em 2ºC poderia levar a uma taxa até 50% maior de conflitos entre grupos, como guerras, em muitas partes do mundo. Os pesquisadores disseram que os motivos exatos que levariam o clima a afetar o comportamento humano, gerando conflitos e violência, ainda é uma questão em aberto. Eles estimam que há, provavelmente, muitos fatores envolvidos, e uma só teoria não pode explicar todas as evidências. 

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros