Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mancha amarelada na Lagoa da Conceição foi causada por microalgas, informa a Fatma


Para confirmar a avaliação preliminar, técnicos coletaram amostras da água que será enviada para análise laboratorial

A mancha amarelada que apareceu na manhã de segunda-feira na Lagoa da Conceição é resultado de um fenômeno natural causado pela proliferação de microalgas. A explicação foi dada na tarde desta terça-feira pela Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente).

Análise preliminar feita por técnicos da Fatma, que coletaram amostras da água no local, depois de serem avisados por moradores, mostra que o fenômeno não é nocivo ao meio ambiente. De acordo com o gerente em exercício de Pesquisas e Análises Ambientais da Fatma, Saulo Vitorino, a mancha é resultado do desenvolvimento desordenado de algas causado pela mudança brusca de temperatura típica da estação, que faz com que os nutrientes dos quais as algas se alimentam subam à superfície e mudem a coloração da água.

“A água fria fica pesada e desce, enquanto a água quente sobe rápido levando os nutrientes para a superfície. Chamamos isso de ‘boom de algas’, um fenômeno comum nesta parte da Lagoa, onde a concentração de nutrientes é alta por conta dos resíduos de esgoto”, explicou Vitorino, que observa o fenômeno há 30 anos. Segundo ele, a coloração também pode variar entre o amarelo, o vermelho e o marrom.

Por conta dos ventos fortes, ontem, a mancha se dissipou. Quando os técnicos da Fatma chegaram ao local, a mancha estava concentrada nas margens da Lagoa. O material coletado será enviado para análise no laboratório de algas de Itajaí e o resultado que pode comprovar a avaliação inicial dos técnicos deve estar pronto até o começo da próxima semana.

Fonte: Notícias do Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros