Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Água do Tietê abastece Araçatuba

Prefeito Cido Sério foi a primeira pessoa a beber a água tratada proveniente do rio Tietê.
Poluído na Grande São Paulo, Tietê pode resolver problemas de falta de água na região norte de Araçatuba.

Uma pequena transposição de águas do rio Tietê vai ajudar a cidade de Araçatuba a resolver um déficit crônico de água tratada. Depois de dez anos de obras, quinze quilômetros de adutoras estão levando água do Tietê para uma nova Estação de Tratamento de Água, a ETA-Tietê “José Marques Lopes”, que vai beneficiar os moradores da região norte da cidade. As fontes tradicionais de água da cidade não estavam mais dando conta do volume necessário para uma cidade que chegou a 200 mil habitantes.

Em entrevista à Envolverde, o prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT), explicou que a falta de água era tão comum na cidade que os habitantes já estavam acostumados. “Araçatuba vive um momento histórico. Estamos dando um passo definitivo, não só para resolver o problema de abastecimento em nossa cidade, como também para salvar o ribeirão Baguaçu, pois estamos esgotando 70% de sua capacidade para retirar e tratar água”, comentou.

A obra custou mais de R$ 22 milhões aos cofres públicos e foi concluída pela Soluções Ambientais Araçatuba S.A. (Samar). A concessionária, empresa do grupo OAS, venceu, em 2012, licitação realizada pela Prefeitura de Araçatuba para a Concessão do Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e passou a administrar o abastecimento de água com a privatização do serviço público. O serviço antes era realizado pelo Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba (DAEA).

Segundo a Samar, a empresa investiu R$ 5 milhões na conclusão do sistema, com a construção de uma nova estação de tratamento para preparar a água para consumo da população. A ETA-Tietê deverá produzir cinco milhões de litros de água por dia. Com investimentos em ampliações futuras, a nova estação terá capacidade de operar até 24 milhões de litros de água por dia.
ccccc 300x262 Água do Tietê abastece Araçatuba

Evento que marcou a inauguração da ETA-Tietê “José Marques Lopes”. 

Para sair nas torneiras, a água será captada por bombas de sucção e de recalque e levada por uma adutora, por uma distância de 15 quilômetros, até a estação de tratamento, construída no bairro Ipanema, na zona norte da cidade. Depois de tratada, será enviada para reservatórios elevados que posteriormente farão a distribuição para as casas dos moradores.

“A entrega da Estação do Tietê é uma das metas imediatas que assumimos; é a concretização de um sonho. Mais do que levar água à população de Araçatuba, é diminuir a dependência do Baguaçu”, declarou o presidente da Samar, Renato de Faria.

A partir de 2015, a Samar assumirá a totalidade do serviço de esgoto bem como o relacionamento com a população e cobrança.

Fonte: Envolverde

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros