Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Cidade mais poluída dos EUA hoje é exemplo em sustentabilidade

Hoje a cidade está entre as 15 metrópoles norte-americanas com melhor qualidade do ar.


Chattanooga, no Tennessee, já foi uma das cidades mais poluídas dos Estados Unidos. Na década de 60, a situação era tão grave que os motoristas eram obrigados a trafegar com os faróis acesos devido à densa camada de poluição atmosférica que cobria o município. Após anos de esforços para transformar este cenário, hoje a cidade está entre as 15 metrópoles norte-americanas com melhor qualidade do ar.

A mudança foi consequência de muito trabalho durante anos. O primeiro grande esforço foi a mudança na frota de ônibus coletivos, com a troca dos tradicionais por veículos elétricos, livre da emissão dos gases de efeito estufa. Hoje a cidade tem uma das melhores coberturas em transporte público do país, com opções gratuitas que carregam, anualmente, milhões de passageiros.

Desde 2012 Chattanooga tem um sistema de compartilhamento de bicicletas. O programa oferece 33 estações de empréstimo, equipadas com mais de 300 bicicletas, disponíveis durante 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. Neste ano a cidade ainda deve inaugurar um modelo semelhante ao das bikes, mas para o empréstimo de carros elétricos.

Conforme artigo publicado no site Good, além das soluções em mobilidade, uma decisão na área da indústria foi fundamental para a mudança na cidade: o fechamento de mais de cinco usinas de carvão localizadas em Chattanooga e região. Hoje não são mais as fábricas ou indústrias as principais emissoras de poluentes na área. São os carros, um problema, teoricamente, mais simples de ser resolvido, com a inserção de modelos elétricos e híbridos.

Hoje, a paisagem, que antes estava escondida em meio à uma neblina de poluição, ganhou de volta o seu esplendor original. Colinas, vales e rios atraem turistas e novos negócios sustentáveis para a cidade que virou símbolo de recuperação ambiental em todo o país.

Fonte: Ciclo Vivo

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros