Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Degradação ambiental leva a crise na saúde pública, diz pesquisa

Uma abordagem “sistemática e abrangente” é necessária para entender o impacto do comportamento humano na saúde pública do mundo, de acordo com um novo relatório. Escrito pelo consórcio Heal (Health & Ecosystems Analysis of Linkages – Análises de Vínculos entre Saúde e Ecossistemas), o estudo destaca vários exemplos do impacto na saúde humana da degradação ambiental, incluindo doenças, mortes e até a redução do QI na infância.

Raios ultravioletas atingem níveis perigosos para saúde no Brasil

Que o sol está forte, o Brasil inteiro já percebeu. O sol deste verão está fazendo a temperatura bater recordes. É gente derretendo para todo lado. “Esse calor está terrível”, afirma um pedestre.
Se você está sofrendo com o sol forte, está sentindo que ele está queimando muito, pode se preparar porque vai piorar. De acordo com os meteorologistas, nestes próximos dias, a radiação dos raios ultravioleta sobre várias regiões do Brasil vai aumentar.

Tese relaciona hábitos alimentares a câncer de mama

“As mudanças de hábitos e estilo de vida do mundo moderno, a maior longevidade e as demandas enfrentadas pelas mulheres na sociedade atual contribuem para que as doenças crônicas não transmissíveis estejam entre as principais causas de morte”. A partir dessa observação, a aluna do doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pùblica (Ensp/Fiocruz) Rita de Cássia Albuquerque elaborou sua tese, intitulada Padrões de consumo de alimentos de mulheres – análises dos registros alimentares da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 e revisão sistemática da relação com o câncer de mama. A pesquisa, orientada por Dirce Maria Lobo Marchioni, teve como objetivo principal a investigação de padrões de consumo alimentar na população brasileira feminina com idade superior a 35 anos e a análise da relação entre os padrões de consumo alimentar e o câncer de mama. A partir do estudo, a aluna espera colaborar fornecendo evidências científicas para subsidiar ações programáticas que levem à efetiva melhora nas condições de saúde e de qualidade de vida das mulheres.

Queda da produtividade reduz crescimento econômico mundial, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Após a recessão mundial de 2009 houve recuperação do PIB mundial em 2010, com aumento acima de 5%. Diversas firmas de consultoria projetaram crescimento acima de 4% para os anos vindouros. Mas os dados de 2011 e 2013 mostram que o crescimento ficou abaixo deste patamar e abaixo de 3% em 2013. O ano de 2014, mesmo que um pouco melhor que 2013, não apresenta grandes esperanças aos desenvolvimentistas. Cresce a impressão de que a economia mundial vai entrar em uma fase de baixo desempenho, o que só deve se agravar nas próximas décadas.

Transgênicos: a importância de abrir o debate

O Ministério Público Federal (MPF) realizou em 12 de dezembro de 2013, em Brasília, uma audiência pública sobre a iminente liberação de sementes transgênicas de milho, soja e algodão resistentes ao herbicida 2,4-D, componente do famoso “Agente Laranja” que tanto prejuízo causou ao Vietnã. O MPF, a AGAPAN e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) já haviam solicitado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTN-Bio) a realização da Audiência, para discutir com maiores detalhes os riscos da utilização dessa tecnologia. No entanto, a comissão recusou a proposta, e o MPF decidiu realizar o evento em suas próprias dependências.

Nova Iorque vai usar restos de alimentos para aquecer residências

Os restos de alimentos e outros resíduos orgânicos encontrados no lixo todos os dias em Nova Iorque vão se transformar numa alternativa sustentável para driblar o frio intenso na cidade. Isso porque, depois de serem coletados, os resíduos serão incorporados a um sistema de geração de biogás, planejado para fornecer energia aos aquecedores de residências e edifícios.

Plataforma propõe que pessoas troquem serviços sem usar dinheiro

No passado, para sobreviverem, as pessoas se ajudavam mutuamente com a prática do escambo de bens e serviços. Pela necessidade de repensar os hábitos de consumo, observa-se atualmente um retorno da prática em todo o mundo – sendo a tecnologia agora uma grande aliada deste cenário.

Gasolina que reduz emissões de carbono já substitui versão convencional

Uma nova gasolina menos agressiva ao meio ambiente começou a ser comercializada nesta terça-feira (7), em vários postos de todo o país, para substituir a versão comum. Chamado de S-50, o novo combustível de alta eficiência possui menor concentração de enxofre, e, ao ser queimado, libera até 60% menos de gás carbônico e de óxido de nitrogênio na atmosfera do que as versões convencionais.

China constrói maior parque solar do mundo

A China deu início à construção da maior usina solar do mundo, segunda megausina fotovoltaica do país, que possui capacidade instalada de dez mil megawatts e será erguida na remota localidade de Xinjiang. O projeto levará quatro anos para ser finalizado, mas os primeiros painéis começarão a operar ainda em 2014, contribuindo para uma matriz energética mais sustentável em meio ao preocupante cenário de degradação ambiental encontrado no país asiático.

2014, Iansã e Xangô, artigo de Montserrat Martins

2014 vai ser regido por Iansã e Xangô, um ano de lutas por causas justas. Iansã é guerreira e Xangô é o orixá que luta por justiça. Não sei o que diz o I-Ching ou algum outro tipo de oráculo chinês que exista, o que seria recomendável para saber os rumos da economia mundial, ditada pela China. Já os orixás tem tudo a ver com a brasilidade e é interessante saber o que eles dizem sobre esse ano.

Queima de carvão bate recorde na Alemanha em 2013

Apesar da meta de suprir 80% da sua demanda de energia com fontes renováveis até 2050, a Alemanha continua dependendo fortemente do carvão. Em 2013, o país produziu 162 bilhões killowatts/hora a partir do linhito, um tipo de carvão. Desde 1990, época de reunificação do país, o consumo dessa matriz fóssil não era tão elevado. Naquele ano, quando as termelétricas da antiga Alemanha Oriental ainda operavam, foram 171 bilhões killowatts/hora. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (07/01) pelo Ageb, um centro de estudos que monitora o setor no país.

Onça-pintada pode desaparecer da Mata Atlântica

A Mata Atlântica está na iminência de perder um de seus mais ilustres habitantes: a onça-pintada (Panthera onca). O alerta foi feito na revista Science, em carta publicada por um grupo de pesquisadores brasileiros membros do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (Sisbiota).

Depois da contaminação do solo, USP Leste suspende atividades em razão de infestação de piolhos de pombo

Foi prorrogada, até a próxima segunda-feira (13), a suspensão das atividades no campus Ermelino Matarazzo, da Universidade de São Paulo (USP), em razão de uma infestação de piolhos de pombos e de contaminação da água. A previsão era de que o retorno ocorreria hoje (6), mas, de acordo com a instituição, o prazo não foi suficiente para concluir a limpeza do prédio. A paralisação das atividades começou no dia 16 de dezembro.

Cultivo orgânico de morango permite obter frutos com maior teor de sólidos solúveis e polpa mais firme

As diferenças entre o morango (Fragaria spp) cultivado nos sistemas convencional e orgânico são demonstradas em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. O fruto obtido no cultivo orgânico apresenta polpa mais firme e maior quantidade de sólidos solúveis, além de apresentar coloração mais intensa nas análises em laboratório. As diferenças entre as formas de cultivo foram estudadas no trabalho Pós-colheita de morangos produzidos no sistema de cultivo orgânico versus sistema convencional em repetidas avaliações, realizado pela engenheira agrônoma Carolina Amanda Wippich Andrade.

Crise financeira na Espanha: Adeus eletricidade, luz e aquecimento, artigo de Esther Vivas

A pobreza, atualmente, já não implica apenas não ter trabalho, o dinheiro não chegar até ao fim do mês, não poder pagar a renda da casa ou a prestação do empréstimo, mas também, não poder acender a luz, tomar uma ducha ou ter aquecimento. A nossa pobreza é invisível.

A armadilha do PET, artigo de Norbert Suchanek

Foi na última semana, quando uma amiga me enviou uma foto de seu quintal de permacultura, e com orgulho ela escreveu: “Olha estou reciclando garrafas de PET, utilizando no viveiro para as minhas plantinhas.” A minha amiga se acha ecologicamente correta e consciente, mas sem querer ela entrou na armadilha da grande indústria do plástico e do petróleo.

Espuma na orla do Rio é fenômeno natural, diz Instituto do Ambiente

A espuma amarelada encontrada na orla das zonas oeste e sul da capital na manhã desta segunda-feira é um fenômeno natural comum no verão, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que atribui a ocorrência à decomposição de algas. O instituto coletou água para análise, e o resultado será divulgado amanhã.

Os Limites da Ilha de Santa Catarina ou O Princípio de Exaustão da Mesma

Esta situação escabrosa de falta de água para os moradores e visitantes da Ilha de Santa Catarina exige que haja as perguntas: qual o futuro da população desta Ilha? Que futuro é ou foi planejado?  Ele serve para todos? Todos nela terão condições de vida normal?
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O funesto império mundial das corporações

O individualismo, marca registrada da sociedade de mercado e do capitalismo como modo de produção e sua expressão política o neoliberalismo, revelam toda sua força mediante as corporações nacionais e multinacionais. Nelas vigora cruel competição dentro da lógica do ganha-perde.

Clima, alimentação, saúde e biodiversidade, artigo de Washington Novaes

Tem sido muito farto, nas últimas semanas, o noticiário sobre vários temas que se inter-relacionam – perdas em várias áreas com mudanças climáticas, inclusive na biodiversidade; valor dessa biodiversidade na alimentação humana, na saúde e em outros setores; perdas de safras brasileiras por causa de “pragas” novas e antigas. 

Doenças crônicas nasceram do descompasso entre vida moderna e nossa evolução

O bioantropólogo Dan Lieberman, da Universidade Harvard, resolve concluir a entrevista sobre seu novo livro, “The Story of the Human Body” (“A História do Corpo Humano”), com uma espécie de grito de guerra: “A medicina precisa da teoria da evolução!”, brada ele.

Orgânicos apresentam expansão na produção e interesse de consumo

Comer mais saudável é um dos desejos mais encontrados nas listas de fim de ano de muitas pessoas. Uns cortam o chocolate, outros frituras, refrigerantes etc. Tudo isso segue aliado ao consumo maior de frutas, legumes e verduras, assim recomendam os nutricionistas. Mas e quando estes alimentos são cultivados com agrotóxicos que também podem, em longo prazo, fazer mal à saúde?

Consumo de água devido à temperatura elevada pode crescer até 200% neste verão no Rio

As altas temperaturas no Rio de Janeiro têm ampliado o consumo de água na capital carioca. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), historicamente o consumo fica 30% maior no verão e, em alguns pontos ou regiões, o aumento pode chegar a 200%. Não foi feito ainda, entretanto, pela empresa, nenhum levantamento sobre a expansão do consumo de água nos últimos dias, em relação ao mesmo período do ano passado.

Sistema criado em São Carlos/SP reduz o gasto de água na lavoura em 70%

Uma nova tecnologia, desenvolvida por pesquisadores da Embrapa de São Carlos (SP), quer aumentar o controle na irrigação. O sistema, que aumenta em 40% a produtividade na lavoura e reduz em até 70% o consumo de água, é formado por um sensor de cerâmica, que indica o nível de umidade da terra, ligado a um sistema de gotejamento preciso, que mostra quanto o solo precisa de água.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros