Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Mudanças climáticas exigem adaptações das cidades, mas ainda não são prioridade

As mudanças climáticas globais impõem riscos às cidades e levam à necessidade de desenvolver planos de adaptação. Mas de que modo cidades como São Paulo, que contam com tantos outros problemas de infraestrutura e desenvolvimento, podem desenvolver uma capacidade adaptativa que permita responder eficientemente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas?

Brasil é um dos dez maiores investidores em energia renovável do mundo, aponta relatório do PNUMA

Agência ambiental da ONU calculou que, em 2015, investimentos globais em energias renováveis atingiram o valor histórico de 286 bilhões de dólares. Recursos para energia solar no Brasil chegaram, pela primeira vez, às centenas de milhões, alcançando o equivalente a US$ 657 milhões. Energia eólica dominou mercado brasileiro, angariando 5,7 bilhões em recursos.
quinta-feira, 31 de março de 2016

A busca por genes causadores de doenças

Diversos estudos voltados a encontrar genes relacionados ao desenvolvimento ou à evolução de doenças como câncer e hipertensão foram apresentados no dia 28 de março, em Ann Arbor, nos Estados Unidos, durante a programação da FAPESP Week Michigan-Ohio.

Ceará não será o ‘paraíso’ dos combustíveis fósseis

O movimento global “Liberte-se dos combustíveis fósseis” no Brasil contará com a participação das entidades climáticas integrantes do Fórum Ceará no Clima, que estão determinadas a impedir que o estado continue a investir em termelétricas, indústrias poluentes, altamente emissoras de CO2 e consumidoras de água.

ONU-Habitat publica versão em português de Diretrizes Internacionais sobre planejamento urbano

Documento contém recomendações para o aprimoramento de políticas urbanas e territoriais. Segundo o ONU-Habitat, o planejamento inadequado contribui para o surgimento de favelas e para a segregação e desigualdade social; acesse aqui as Diretrizes em português.
terça-feira, 29 de março de 2016

Técnicas de neuromodulação auxiliam reabilitação após AVC ou lesão medular

Um conjunto de técnicas inovadoras – que inclui exoesqueleto robótico, estimulação magnética transcraniana (EMTr) e eletroencefalograma de alta densidade (HD-EEG) – vem sendo empregado com sucesso por pesquisadores do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no tratamento de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) ou lesão medular.

Dados sobre radiações eletromagnéticas, artigo de Roberto Naime

Anastasia Gubin, da Epoch Times fundamenta a reflexão que se exerce. Um dos estudos que cada vez contempla maior relevância, sobretudo devido ao uso crescente de aparelhos eletrônicos por crianças, é o que mede os efeitos da radiação eletromagnética da telefonia celular nos seres humanos.

Segurança alimentar ameaçada: Especialistas alertam para o risco de extinção de animais polinizadores no mundo

A preservação de espécies de animais polinizadores é importante não apenas para a biodiversidade do planeta, mas para garantir a oferta de alimentos para a população. Mais de três quartos das principais lavouras de alimentos no mundo dependem, em algum grau, dos serviços de polinização animal, seja para garantir o volume ou a qualidade da produção e cerca de 90% das plantas  também dependem dessas espécies.

Nas escolas públicas do Brasil, quase 40% dos professores não têm formação adequada

Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados hoje (28) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

País desperdiça 36,4% da água disponível, diz Ministério do Meio Ambiente

No Brasil, 36,4% da água são desperdiçados e apenas 40,8% do esgoto são tratados, segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves. Ele participou na quinta-feira (24) de seminário promovido pela pasta para fortalecer o intercâmbio de informações sobre a gestão de recursos hídricos e subsidiar ações e políticas públicas no setor.

OMS alerta para mortes provocadas pela má qualidade ambiental, artigo de Reinaldo Dias

Em recente relatório divulgado em 15 de março em sua página na internet, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a poluição do ar como um dos maiores riscos ambientais para a saúde, estando vinculada a mortes prematuras por doenças do coração, câncer do pulmão e outras doenças respiratórias.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros