Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Relatórios do IPCC mostram que extremos estão ligados ao novo clima do planeta

Relatórios do IPCC mostram que os estudos publicados desde o Acordo de Paris  ligam cada vez mais as mudanças climáticas aos eventos climáticos extremos em todo o mundo. Desde a conclusão da cúpula do clima da ONU em Paris, em dezembro de 2015, cientistas publicaram pelo menos 59 artigos sobre a atribuição de eventos climáticos específicos às mudanças climáticas.

Água deve ser entendida como um bem comum, defendem participantes do seminário Águas pela Paz

Em meio à crise ambiental que o mundo vivencia, representantes de instituições públicas, academia e organizações da sociedade civil reuniram-se para discutir a sustentabilidade na relação com a água do planeta e reivindicar uma nova compreensão da sociedade acerca da água. No Águas pela Paz – II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, realizado nesta quinta-feira (11), em Brasília, foi feita a defesa de que a água deve ser reconhecida como um bem comum, não como uma mercadoria.

No Brasil, 310 milhões de hectares de terras devolutas para o agronegócio, artigo de Frei Gilvander Moreira

No Brasil, os que se dizem proprietários de terras mantêm, há séculos, o controle sobre as propriedades rurais e cobram valores injustos pelo uso da terra através de arrendamento, parceria, à meia, etc. “Relação de arrendamento: terra em troca de renda em trabalho (como é o caso do cambão no Nordeste), em espécie (como é o caso da parceria em todas as regiões do país) e em dinheiro (como é o caso particularmente do arrendamento de terras no sul e no sudeste)” (MARTINS, 1983, p. 36).

Acesf realiza melhorias em Cemitérios Municipais

Desde o início desta semana, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está realizando melhorias em diversos cemitérios municipais. Na manhã de ontem (8), os servidores municipais da autarquia iniciaram os trabalhos de controle de pragas no Cemitério Padre Anchieta, localizado na Rua Rútilo, 200, no Jardim Ideal.

Biofertilizantes, artigo de Roberto Naime

São substâncias que contém microrganismos vivos e quando aplicadas em sementes, na superfície da planta, ou nos solos, colonizam a rizosfera ou o interior da planta e promovem o crescimento da mesma pelo aumento da disponibilidade e suprimento de nutrientes, ou aumentando o acesso aos nutrientes pela planta por causa da maior superfície radicular.

Monitoramento indica que maiores desflorestamentos no bioma Amazônia não estão associados à soja

Fruto de um esforço intersetorial, um relatório, encomendado anualmente pelo Grupo de Trabalho da Soja (GTS), indica que, nos últimos 11 anos, embora a área de semeadura de oleaginosa tenha triplicado, a soja respondeu somente por 1,2% do total desflorestado por corte raso (quando há remoção absoluta da vegetação de um local) na Amazônia.
quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Coproprietário de um jazigo: o que é?

Quando ocorre o falecimento de um parente ou amigo próximo existem algumas questões que precisam de muita atenção, além das decisões que devem ser tomadas no momento da perda, quando todos ficam fragilizados e abalados. Devido aos trâmites, muitas pessoas optam por comprar um jazigo antecipadamente, ainda em vida, evitando, assim, transtornos para os que ficam.

TJ obriga prefeitura de Sorocaba a recolher animais abandonados

A 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo ao acolher pedido de uma moradora de Sorocaba e determinar que a prefeitura recolha animais de rua e os encaminhe a local adequado. “Quando o Estado se revela omisso ou inerte, o particular prejudicado pode ajuizar ação própria para resguardar direito individual”, esse foi o entendimento do tribunal.

68% das pessoas pagariam a mais para ter o Rio Tietê despoluído

Se os projetos arquivados de despoluição e reurbanização das margens dos principais rios da capital paulista (e possíveis usos destes afluentes como hidrovias) fossem colocados em prática – o primeiro projeto é de Jânio Quadros –, os paulistanos teriam, indiscutivelmente, mais qualidade de vida.

Estudo identifica onde está e a quem ‘pertence’ o carbono no Brasil

O estudo “Who Owns the Brazilian Carbon?”, realizado por pesquisadores do Imaflora, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e da Universidade KHT Royal Institute Technology, da Suécia, identificou, pela primeira vez, onde está e a quem pertence o carbono no Brasil.

Tema água precisa estar na agenda do cidadão comum, diz diretor do 8° Fórum Mundial

Pela primeira vez, o Fórum Mundia da Água ocorrerá em um país do Hemisfério Sul. O potencial hidrográfico fez com que o Brasil fosse escolhido como sede. Para o diretor executivo do 8º Fórum Mundial da Água, Ricardo Andrade, um dos principais objetivos é chamar a atenção do cidadão comum.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros