Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Meta análise sobre a infecção por hepatite B em expostos a resíduos

O contato humano com resíduos sólidos implica em riscos biológicos, químicos e físicos à saúde dos trabalhadores envolvidos com a coleta, transporte e armazenamento. A exposição abrange fatores como excesso de ruído, exposição à radiação solar, esforço muscular excessivo, presença de materiais perfurocortantes, agentes patogênicos e reagentes químicos perigosos.


Buscando compreender melhor os possíveis danos à saúde aos quais os trabalhadores que atuam no gerenciamento de resíduos estão expostos, foi publicado recentemente na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (RSBMT) uma meta análise sobre a infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) em trabalhadores expostos a resíduos domésticos e de serviços de saúde. As buscas por artigos foram realizadas até dezembro de 2016. Todos os estudos incluídos foram avaliados de acordo com o modelo de Loney et al. para a avaliação crítica de estudos sobre a prevalência ou incidência de problemas de saúde.

Foram realizadas análises estatísticas para verificar a presença de heterogeneidade entre os artigos e gerados gráficos para testar o viés de publicação. Todos os trabalhos incluídos nesta meta análise foram estudos transversais. A exposição aos resíduos indicou associação significativa com a maior prevalência do antígeno de superfície do VHB (HBsAg) [odds ratio (OR) de 1,89, IC: 95% 1,27-2,86; p = 0,0019]. As taxas de prevalência de HBsAg e a soropositividade de anti-HBc entre os expostos a resíduos foram 0,04 (IC 95% 0,03-0,05) e 0,21 (IC 95%: 0,14-0,28), respectivamente (p <0,0001).

Os resultados desta meta-análise indicam uma associação estatisticamente significativa entre a exposição a resíduos sólidos, sejam de resíduos serviços de saúde ou domiciliares, e a maior prevalência de casos de infecção pelo VHB. Portanto, as condições de trabalho dos indivíduos que atuam no gerenciamento de resíduos devem ser analisadas com maior rigor. A vacinação contra o VHB é extremamente recomendada como a principal medida preventiva para todos os trabalhadores de resíduos sólidos.

Link para acesso do artigo completo:

Link para acesso a informações mais aprofundadas:

Fonte: EcoDebate

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros