Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alguém tem coragem de suspender essa obra???




Florianópolis-SC, Brasil. 14 de novembro de 2012. Encontrei a nota oficial abaixo, no website da CASAN. O que eles chamam de obras do emissário significa: levar o esgoto produzido pela população de Jurerê (tradicional) para a ETE de Tratamento de Esgoto de Canasvieiras. Uma ETE que, comprovadamente, não funciona, segundo relatório emitido pelo órgão fiscalizador estadual (FATMA).
Desde o mês de julho deste ano, o transtorno é diário e constante. Quem precisa usar a rua Tertuliano Xavier (uma das principais vias do norte da Ilha) sabe disso! Uma obra que vai destruir a balneabilidade da Baía de Canasvieiras.

O que muitos ainda não sabem é que não há qualquer projeto para emissário  na fantástica Ilha da Magia. Apenas previsão de que esta será a forma de tratamento do esgoto, num dia qualquer do futuro longínquo.
Por que a CASAN quer transportar esse esgoto e despejá-lo numa ETE ineficiente? A resposta é simples: pra dizer que o trata e poder cobrar esse serviço na conta mensal dos habitantes de Jurerê.
Precisamos da suspensão imediata dessa obra. Mas, até o momento, ninguém teve coragem de atender aos nossos apelos.

“Começam obras do emissário final do Sistema de Esgotos de Jurerê.
A CASAN comunica aos moradores da Rua Tertuliano Xavier de Brito, no trecho entre Canasvieiras e Jurerê, que a via será interditada parcialmente a partir desta quarta-feira, quando começa o assentamento do emissário final do Sistema de Esgoto Sanitário de Jurerê, partindo do entroncamento com a SC-401 em Canasvieiras. 
As obras se estendarão pelos próximos 180 dias e incluem ainda melhorias na rede de abastecimento de água da região.
A CASAN espera compreensão da população diante da necessidade de execução dos trabalhos e pede desculpas antecipadas pelos inevitáveis transtornos causados pelas obras. O investimento de R$ 14 milhões foi viabilizado através do PAC do Governo Federal, com recursos do BNDES e CASAN.
Gerência de Comunicação Social da CASAN Em: 3/7/2012 14:44
Jornalista responsável: Suzete Antunes – Jornalista Profissional DRT/RS 5588” - http://novo.casan.com.br/noticia/index/url/comecam-obras-do-emissario-final-do-sistema-de-esgotos-de-jurere#0


Ana Candida Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente da Academia Livre das Águas, email: ana@ecoeacao.com.br, website: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros