Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ilha da Magia: a velha história do esgoto nas praias...



Ana Echevenguá

A reportagem* levada ao ar sobre os problemas de esgoto de Florianópolis-SC, Brasil, possui o mesmo conteúdo da reportagem levada ao ar em 2010, em 2011, em junho deste ano: as praias da Ilha da Magia estão poluídas.
O conteúdo é o mesmo: a poluição afeta a saúde;  aumenta ano após ano; os moradores lutam por uma solução.
O repórter ouviu moradores e turistas. E, com astúcia e conhecimento de causa, deixou bem claro que as promessas de solução da CASAN já foram levadas ao ar... e, até o momento, nada aconteceu. ou seja, a poluição continua!
“a cidade de Florianópolis, há anos, vem sofrendo com o esgoto mal tratado pela CASAN”.
Vocês vão ver e ouvir que, apesar dos esforços e das reclamações, ainda não há resultados práticos dos compromissos firmados. Tudo gira em torno de reuniões para melhor a busca da melhor condição operacional que vai ser – provavelmente – lançada num papel, assinada pelas autoridades envolvidas, mostrada na mídia e...
Somente nesta reportagem há vários crimes que levariam os administradores públicos à prisão. Porque há um relatório do órgão fiscalizador estadual que confirma as ilegalidades praticadas pela CASAN. Mas, parece que vivemos numa terra sem lei!!
Vi, ontem, que o exército da Vigilância Sanitária já está nas ruas de Canasvieiras: a peça de teatro volta ao palco fétido e insalubre... talvez em virtude dessa reportagem.
É um sério problema de saúde pública. E reflete diretamente no bolso do empresário que vive do turismo de verão.
Mas, o problema também passa pelas urnas. Elegemos representantes que permitem – e incentivam - a destruição do nosso patrimônio natural.
Quem vai ter coragem de resolvê-lo?


Ana Candida Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente da Academia Livre das Águas, email: ana@ecoeacao.com.br, website: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/


* - http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/problemas-no-tratamento-do-esgoto-podem-comprometer-o-verao-em-algumas-praias/2231451/

Um comentário:

  1. A reportagem é idêntica à que a RBS divulgou em março de 2010, em 2011 e em junho de 2012. Apesar dos esforços da população, a situação piora gradativamente. Estão matanto a galinha dos ovos de ouro. O turista vai abandonar nossas praias. E isso afetará direta e negativamente a economia local.

    ResponderExcluir

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros