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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Empresa japonesa cancela de ração de carne baleia ameaçada de extinção

Um estabelecimento japonês que comercializava carne de baleia ameaçada de extinção para fabricar ração de cachorros suspendeu a venda do produto após o protesto de várias associações conservacionistas, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe uma funcionária da companhia.
A empresa, chamada Michinoku Farm e radicada na Prefeitura de Saitama, vendia carne de baleia comum (ou baleia de aleta) do Atlântico Norte fornecida pela companhia baleeira islandesa Hvalur.

No entanto, devido à denúncia apresentada ontem por quatro associações conservacionistas (duas britânicas, uma americana e outra japonesa), que tacharam de “alarmante” o uso de carne de baleia ameaçada de extinção para fazer rações caninas, a companhia retirou o produto de seu estabelecimento e de seu site.

“Não era um produto realmente popular”, explicou à Agência Efe uma funcionária da loja, que considerou a polêmica gerada um pouco exagerada.

A empresa vendia esta comida para cachorros em pacotes de 60 gramas (a 4,63 euros) e de 500 gramas (a 28,75 euros).

Além da carne de baleia, a Michinoku Farm também comercializa rações para animais de estimação preparadas a partir de carne de cavalos da Mongólia e de cangurus australianos.

As quatro associações lembraram “que o uso de carne de baleias e golfinhos capturados no Japão para serem usados como alimentos de animais de estimação está sobradamente documentado”, além do fato de que a carne de baleia também é vendida no país asiático para consumo humano desde 2008.

“No entanto, o uso na elaboração de comida para animais sugere que as empresas estão explorando novos mercados”, indicam as quatro organizações no comunicado conjunto.

Nanami Kurasawa, a diretora da IKAN, a organização japonesa que participou do protesto, explicou nesse documento que “a razão mais provável para que as lojas vendam ninharias para cachorros feitas de carne de baleia é para seduzir consumidores japoneses de alto poder aquisitivo que querem reafirmam sua riqueza comprando um produto diferente”.

Fonte: Terra

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