Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 10 de março de 2015

Cientistas criam tinta que repele líquido e torna superfície autolimpante

Cientistas chineses e britânicos desenvolveram uma nova tinta que pode ser aplicada a tecidos, papel, vidro e aço para tornar as superfícies autolimpantes mesmo após riscos e arranhões.


Em uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (5) na revista “Science”, cientistas dizem que a tinta, feita de nanopartículas de dióxido de titânio, é extremamente repelente à água, mas, diferentemente de outros revestimentos à prova d’água, ela continua a funcionar mesmo quando danificada ou exposta a óleo.

Por causa da resistência, ela poderia ser usada para muitas aplicações, desde roupas até carros.
“O maior desafio para superfícies autolimpantes é encontrar um jeito de fazê-las duras o suficientes para resistir a danos diários”, diz Claire Carmalt, professor de química inorgânica da University Colege London, um dos autores da pesquisa.

“As superfícies tendem a ser mecanicamente fracas e podem ser esfregadas facilmente. Mas ao agregar à nossa tinta diferentes adesivos, mostramos que é possível fazer uma superfície robusta de autolimpeza”, completa Carmalt.

Segundo o pesquisador Yao Lu, a propriedade de repelir a água torna os materiais autolimpantes, já que as gotas d’água que rolam sobre a superfícies agem como minúsculos aspiradores de pó, pegando sujeira, vírus e bactérias pelo caminho.

Os resultados da equipe mostram que em todos os casos, os materiais que receberam a tinta passaram a repelir a água e tornaram-se autolimpantes, com gotas d’água de diferentes tamanhos levando a sujeira da superfície consigo. O efeito continuou mesmo depois que os materiais foram riscados com uma faca ou arranhados com uma lixa. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros