Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Saguis são vistos como ameaça ao meio ambiente em Santa Catarina

Um dos bichos mais simpáticos da fauna brasileira virou um problema para o meio ambiente em Santa Catarina e a culpa não é dele.

Todo dia, Seu Jarbas sabe que tem visita. “Diariamente eles vêm comer a bananinha deles aqui. Eles comem e daqui eles voltam pra mata”, contou Seu Jarbas.

Eles se sentem os donos da área, mas nem deveriam estar lá. O sagui é uma espécie de macaquinho bem comum no Norte e Nordeste do Brasil, e foi levada de forma clandestina para o Sul do país. Cristiane era criança e nem sabia que o bichinho de estimação que ganhou do pai era proibido.

“O meu pai, ele era caminhoneiro. E numa dessas viagens que ele fez pro Norte do país, ele trouxe de presente pra nós o sagui”, lembrou Cristiane Pereira Oliveira, manicure.

“O animal vinha pequeninho, filhotinho, bonitinho. Ele crescia, passava a ser agressivo porque é um animal silvestre e mordia a pessoa, o dono”, explicou Cristiane Koslenikovas, veterinária.

Depois do susto, a maioria dos donos dava um jeito de se livrar do bicho e acabava soltando na mata. No Norte e Nordeste, o sagui tem predadores, mas no Sul não. Por isso, eles se multiplicaram sem controle na ilha de Santa Catarina. Hoje, nem os órgãos ambientais sabem ao certo quantos são. E nem o que fazer com eles.

“O que fazer? Identificar, castrar, soltar. Nós estamos trabalhando com os nossos técnicos para definir uma linha de ação para que nós possamos minimizar os efeitos dessa introdução desastrosa do sagui na fauna catarinense”, lamentou Marcio Luiz Alves, Fundação Meio Ambiente SC.

É que o sagui destrói o ninho dos pássaros para comer os ovos. Mas alimentar o bicho em casa não ajuda não. Pelo contrário: eles podem transmitir doenças e, com comida de sobra, se reproduzem ainda mais rápido.

As crianças já sabem. Difícil é convencer os mais grandinhos.

“Olha, eu confio mais nos meus macaquinhos aqui do que em alguns seres humanos aí. Tenho certeza que eles não vão fazer mal, porque sabe que a gente é do bem, está só ajudando eles”, disse Seu Jarbas.

Em 2012, o Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina proibiu a venda de saguis no estado. É bom lembrar que qualquer animal silvestre só pode ser comprado de criadores cadastrados pelos órgãos estaduais de meio ambiente. E o comprador precisa guardar a nota fiscal para comprovar.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros