Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Turbina do tamanho de uma mesa pode gerar energia para 10 mil casas

O sistema funciona com o dióxido de carbono em temperaturas altíssimas, que chegam a 700ºC.


Uma nova turbina desenvolvida pelo centro de pesquisa global da GE pode revolucionar a produção de energia. O equipamento, que tem o tamanho de uma mesa, é movido a dióxido de carbono supercrítico, que não está nem estado líquido e nem gasoso.

O sistema funciona com o dióxido de carbono em um grau de pressurização extremamente elevado e temperaturas altíssimas, que chegam a 700ºC. Após passar pela turbina, ele é arrefecido e, em seguida, pressurizado antes de voltar por outro espaço.

Essas características da turbina a vapor a tornam muito mais eficientes do que os modelos tradicionais. Além disso, por ser compacta, ela oferece muito mais praticidade e rapidez para ligar e desligar o sistema. De acordo com o MIT Technology Review, o sistema tem um décimo do tamanho de uma turbina comum e potencial para alcançar 50% de eficiência na transformação do calor em eletricidade.

O protótipo fabricado pela GE tem capacidade para produzir até dez megawatts, mas a intenção da empresa é conseguir aumentar o projeto para equipamentos que produzam até 33 MW.

Além de ser mais eficiente em termos de produção energética, a tecnologia também poderia ser usada como um sistema mais prático para armazenar o calor da produção solar, nuclear ou da combustão, que seria usado primeiro como sal fundido e depois como calor na continuidade do processo.

Clique aqui para mais detalhes sobre esta tecnologia.



Fonte: Ciclo Vivo

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros