Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

Porto Alegre inaugura ponto de ônibus tecnológico com energia solar

Foi instalada na última segunda-feira (26), a primeira parada sustentável de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul pretende instalar mais cinco pontos de ônibus ao longo do ano.


As chamadas “paradas sustentáveis” vão transformar luz solar em energia limpa e renovável. Por meio de placas solares instaladas no topo da estrutura é gerado energia e feito a cogeração de créditos em kw/h. Isso permitirá que toda a demanda energética para o funcionamento do ponto de ônibus seja suprida. É o caso da tela LCD de 60 polegadas que vai divulgar material informativo, como itinerário de ônibus e informações sobre linhas.

Inovação
A energia solar também permitirá que os passageiros recarreguem a bateria de equipamentos eletrônicos enquanto esperam o ônibus, por exemplo. “Existem várias paradas que têm energia fotovoltaica, mas essa gera energia para a parada, toda a iluminação, pode carregar equipamentos eletrônicos, o painel interativo é alimentado por esta energia, e todo o excedente a gente consegue devolver para rede. Ou seja, tem como diminuir a conta de luz de Porto Alegre. Imaginem em todas as paradas de ônibus?”, afirma a engenheira da Associação Todavida, Ligia Miranda.

Parceria
A instalação é resultado de um termo de cooperação técnica, entre a Associação Todavida e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Toda a instalação será sem custo para o município, que vai disponibilizar o espaço para testes. O projeto é possível devido ao Decreto 19.701, de março de 2017, como destaca o diretor presidente da EPTC, Marcelo Soletti. “A gente sabe hoje que, se não houver parceria com a sociedade organizada, é mais difícil para o município apresentar soluções como essas, que o cidadão, o usuário do ônibus, está precisando. O decreto sobre inovação publicado em março possibilita essas iniciativas através de parcerias”, afirma ele.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros