Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Após vazamento de produtos químicos, Ibama proíbe uso do rio São João no Paraná

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) do Paraná publicou uma portaria em que proíbe por tempo indeterminado o uso recreativo, esportivo, pesqueiro e bombeamento para irrigação no rio São João, em Guaratuba, até sua desembocadura na Baía de Guaratuba.


A medida foi tomada em razão do vazamento de produtos químicos em um acidente envolvendo três caminhões na BR-376 na última sexta-feira. Segundo o Ibama, foram 30 mil litros de óleo diesel e 7 mil litros de Osmose K33 – produto utilizado na preservação e tratamento de madeira bruta, com elevada toxidade.

Na justificativa do Ibama, o órgão também indica que não houve informações precisas até o momento sobre a extensão da contaminação do rio São João. A proibição do uso da água apenas será revogada condicionada aos resultados de amostras de qualidade de água que serão realizadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A reportagem tentou entrar em contato com o Ibama de Santa Catarina para saber se houve portaria semelhante no Estado, mas não conseguiu até às 17 horas desta quarta-feira. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil de Joinville, Antônio Edival Pereira, a medida não foi adotada em Santa Catarina.

De acordo com Edival, houve apenas a recomendação para a população ribeirinha não utilizar o rio. As equipes emitiram alerta SMS, instalaram sinalização de placas e passaram ao longo do rio para avisar os moradores.

Fonte: A Noticia

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros