Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pernambuco integra rede mundial de produção de energia limpa

O estado de Pernambuco agora está representado em uma das mais conceituadas redes de atuação em defesa da energia limpa no mundo, a Global Alliance for Clean Cookstoves, em português, Aliança Global para Fogões Limpos. O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) é a única organização do Nordeste Brasileiro e a segunda, no Brasil, a integrar a rede. A Prolenha, que tem sede em Minas Gerais, é a outra organização representante do Brasil na rede.


A participação do Cepan na Aliança Global insere Pernambuco em uma agenda mundial de debates e ações em defesa da produção de energia limpa. Como fruto dessa parceria, a instituição participará, entre os dias 24 e 26 de maio, do Viva a Mata. O evento, que é uma iniciativa da Sos Mata Atlântica, será realizado no Ibirapuera, em São Paulo, e deverá reunir um conjunto de organizações que atuam em defesa da Mata Atlântica.

De acordo com a pesquisadora associada do Cepan, Joana Specht, na ocasião, o Centro irá sensibilizar o público quanto à realidade vivenciada pela Mata Atlântica do Nordeste, que é a mais ameaçada do Brasil, além de divulgar o trabalho realizado pela instituição com os Ecofogões. Entre os anos 2010 e 2011, o Cepan disseminou os Ecofogões, no município de Murici (AL), por meio do projeto Queima pela Sustentabilidade realizado com o apoio da Fundo Ecomudança Itaú.

Os Ecofogões estão entre uma das estratégias de conservação da Mata Atlântica. A tecnologia gera baixo nível de emissão de fumaça e fuligem reduzindo os impactos nocivos ao meio ambiente. Estima-se que hoje, no Brasil, aproximadamente 21 mil pessoas morrem por ano, em virtude do manuseio da lenha. A Mata Atlântica do Nordeste é um centro de endemismo, o que representa que espécies únicas estão desaparecendo, junto com os serviços que a floresta provê gratuitamente para os humanos.

Fonte: Cepan

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros