Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Tecnologia limpa converte água em combustível

Uma empresa de tecnologia limpas da Alemanha, chamada Sunfire GmbH, desenvolveu uma plataforma que converte H2O e CO2 (dióxido de carbono) em gasolina sintética, diesel e querosene – também conhecidos como hidrocarbonetos líquidos. A tecnologia utilizada é chamada pela empresa de “Power to Liquid”.


A técnica é baseada no processo de Fischer-Tropsch juntamente a células eletrolisadoras de óxido sólido (SOECs, na sigla em inglês). Os SOECs são usados para converter energia elétrica – fornecida por fontes renováveis, como a eólica e solar – em vapor. O oxigênio, então, é removido deste vapor para produzir hidrogênio.

A partir daí, este hidrogênio é utilizado para reduzir o CO2 – captado da atmosfera, precipitado de biogás ou recolhido utilizando processamento de resíduos de gás – em monóxido de carbono (CO); e o H2 e o CO resultantes são então sintetizados em combustível de alta pureza utilizando o processo de Fischer-Tropsch. O excesso de calor do processo, então, é utilizado para criar mais vapor. De acordo com Sunfire, isso garante uma taxa de eficiência de 70%.

A capacidade de reciclagem de CO2 do equipamento atualmente é de 3,2 toneladas por dia, produzindo um barril de combustível durante o mesmo período. “Este equipamento nos permite provar a viabilidade técnica em escala industrial”, disse Christian von Olshausen, CTO da Sunfire, ao CNET.

“Agora é uma questão de fatores regulatórios se acertarem de modo que deem aos investidores um nível suficiente de segurança no planejamento. Uma vez que isso aconteça, será possível dar início à substituição passo-a-passo de combustíveis fósseis. Se queremos alcançar a autonomia de combustível no longo prazo, precisamos começar hoje “, afirmou. 

Fonte: Info Online

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros