Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

Práticas sustentáveis no segmento de cosméticos

Uma linha de cosméticos para hotéis vem gerando renda para pequenos apicultores do Rio Grande do Sul. A “Talentos do Brasil” é feita com extrato de mel e já vendeu mais de 415 mil unidades para mais de 15 hotéis do país.
Entre os produtos comercializados estão shampoo, condicionador e sabonete líquido. Do total, 5% das vendas são direcionadas à Associação Vacariense de Apicultores (Avipis), cooperativa fabricante da matéria prima que produz 80 toneladas por ano e conta com aproximadamente 50 famílias associadas.

A Realgem’s Amenities, empresa especializada em cosméticos para hotelaria fundada em 1989, iniciou a comercialização dos produtos no primeiro semestre de 2014, depois de desenvolver seu modelo de negócios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A empresa é responsável por todo o processo de produção, desde a compra da matéria-prima e preparação dos cosméticos até embalagem, envase e entrega ao cliente.

Além de fornecer uma linha com embalagem e formulação sustentáveis, por atuar dentro do conceito Fair Trade a empresa contribui com o desenvolvimento sustentável destes agricultores, gerando renda e colaborando com o crescimento do Programa Agricultura Familiar, programa do governo federal criado em 1995 para atender, de forma diferenciada, mini e pequenos produtores rurais no interior do Brasil.

O “Talentos dos Brasil” conta com outras cinco associações e cooperativas de extrativismo de matérias-primas como babaçu, guariroba, cumaru, castanha do Brasil, andiroba, copaíba, breu branco e pau rosa. No entanto, ainda não há previsão de quando essas novas linhas serão lançadas. O projeto atende a 72 empreendimentos de alimentos e bebidas, 24 de decorativos, artesanato e amenities, e 23 roteiros turísticos.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros