Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

Indígenas recebem orientação sobre descarte correto de lixo em Roraima

Doze comunidades indígenas da zona Rural de Boa Vista vão receber orientações sobre o descarte correto do lixo. Durante a ação de servidores da prefeitura, os locais visitados serão limpos e os entulhos serão recolhidos. As regiões da Serra do Truaru, da Moça, Morcego e Baixo São Marcos, no interior do estado, também vão ser contempladas com os serviços de limpeza.


De acordo com o tuxaua da comunidade do Truaru, Manoel de Souza Ângelo, o lixo que antes era incinerado passou a ter o destino ecologicamente correto. “Agora, já temos a garantia de que vamos ter como despejar esses resíduos de outra maneira”, disse.

Outra preocupação com o descarte de resíduos sólidos era a queima do lixo, vulnerável a incêndios durante o período de estiagem. “Esse é um cuidado que a gente vem debatendo muito na escola e em reuniões comunitárias, e sempre alertamos os nossos alunos sobre o lixo”, declarou o professor Emílio Belarmindo.

Segundo o secretário municipal de Gestão Ambiental, Daniel Peixoto, parte do lixo será trazida para Boa Vista e descartada no aterro sanitário. Outra parte será destinada a uma trincheira para decomposição.

Ele informou ainda que durante as visitas haverá uma etapa educativa para conscientizar os povos indígenas. “A parte educacional está sendo feita por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas (SAI) com o Departamento de Educação Ambiental, dentro de um cronograma elaborado pela Secretaria para dar suporte ao atendimento dessas comunidades”, informou.

Em 2014, apenas cinco comunidades indígenas da zona Rural de Boa Vista foram atendidas, o que resultou na retirada de mais de três mil toneladas de lixo. Neste ano, todas as comunidades do município serão visitadas para que o lixo produzido por essas áreas mais distantes tenha um destino certo. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros