Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Itaipu cobre estacionamento com placas solares para abastecer escritórios

Serão 78 painéis fotovoltaicos e a intenção é produzir 2.470 kWh por mês.


Além de produzir energia hidrelétrica, a Usina de Itaipu vai produzir também energia solar. Inicialmente a empresa contará com uma produção em pequena escala, útil apenas para abastecimento próprio. Os painéis solares já estão sendo instalados na cobertura do estacionamento do Centro Executivo.

A produção de energia solar ainda é pequena em Itaipu, ainda mais se comparada à grande capacidade da hidrelétrica, que gera 700 mil vezes mais do que o novo sistema fotovoltaico. Mas, este já um passo em direção à popularização da energia vinda do sol.

De acordo com a subdivisão de infraestrutura de Itaipu, serão 78 painéis fotovoltaicos, colocados apenas no estacionamento do complexo, e a intenção é produzir 2.470 kWh por mês. Este montante deve ser o bastante para suprir 8% da demanda do Centro Executivo.

Em termos financeiros, a economia será de R$ 1.700 ao mês, o que garante um retorno total do investimento em até oito anos. A microgeradora de energia está conectada às redes de transmissão para que o excedente seja comercializado pela Copel, empresa responsável por gerir a eletricidade na região.

O projeto piloto deve ser inaugurado e entrar em pleno funcionamento já no próximo mês. Os resultados serão avaliados e a ideia pode ser replicada para outras áreas do complexo de Itaipu, principalmente com a instalação de placas solares nas coberturas dos prédios de escritórios.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros