Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Prefeitura de SP promete coleta seletiva em todos os distritos ainda neste semestre

A universalização da coleta seletiva somente será possível com a participação das cooperativas de catadores.


A promessa de universalização na coleta seletiva foi feita pelo prefeito Fernando Haddad, na última quarta-feira (20). Segundo ele, todos os 56 distritos da cidade terão a estrutura ainda neste semestre, graças a parcerias feitas com cooperativas de catadores.

De acordo com Haddad, as cooperativas serão remuneradas e responsáveis pelo serviço oferecido em 40 distritos, serão mais de 1,5 milhões de residências atendidas pelos catadores. Para que haja a inclusão de 1.500 trabalhadores no projeto e estruturação para que as cooperativas sejam capazes de trabalhar tanto resíduo, a prefeitura informou que investirá mais de R$ 4 milhões em mão de obra e outros R$ 10 milhões em caminhões, equipamentos de segurança, uniformes e galpões.

O crescimento no atendimento tem como objetivo o cumprimento da meta 89 do Programa de Metas 2013-2016, que prevê ampliar a coleta seletiva municipal para 21 distritos ainda não atendidos. “Em 2013, só tínhamos 35% das residências com coleta seletiva, feita pelas concessionárias. Agora nós damos um passo para universalizar a coleta. Nossa meta é chegar a 10% de reciclagem na cidade”, disse o secretário Simão Pedro (Serviços).

O esquema de atendimento foi organizado de forma que todo um distrito seja atendido por apenas uma cooperativa, para facilitar a fidelização da população com os catadores. De acordo com o porte de cada entidade, é possível que sejam firmados contratos para mais de um distrito. O critério para a alocação das cooperativas foi a localização dos galpões, para reduzir a necessidade de deslocamento dos caminhões.

Os catadores recolherão porta a porta os chamados resíduos secos: papel, vidro, latas e plástico. Para contribuir com a reciclagem, são importantes alguns cuidados da população no descarte do lixo, principalmente a separação dos resíduos recicláveis, como latas e garrafas, dos resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas. Recicláveis com restos de alimentos devem ser enxaguados para não contaminarem outros materiais.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros